Trabalho remoto: qual a vantagem para as empresas e como implementá-lo?

trabalho remoto
6 minutos para ler

Diante da atual pandemia do coronavírus, a Organização Mundial de Saúde e diversos governantes orientaram as empresas a manterem o distanciamento social de seus colaboradores. Isso fez com que o trabalho presencial fosse reduzido consideravelmente e entrasse em cena o trabalho remoto.

Por estar localizado no ambiente domiciliar, o trabalho remoto para ser eficiente precisa ultrapassar alguns desafios. Por exemplo, adequação de horários e atividades domésticas, e a escolha de um espaço adequado para trabalhar. 

Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe esse texto e conheça as vantagens de implementar o sistema de trabalho remoto e como isso pode ser feito. Confira!

Vantagens de implementar o sistema remoto

Atualmente com a pandemia do coronavírus, a implementação do sistema remoto é fundamental para que a empresa mantenha o mínimo das suas atividades. Além disso, essa forma de trabalhar pode trazer benefícios para o colaborador. Vejamos mais detalhes a seguir. 

Aumento da produtividade da equipe

Ao contrário que muita gente pensa, a realização de trabalho em ambiente doméstico pode aumentar a produtividade da equipe. Isso se dá especialmente pelo fato de que o home office garante mais conforto ao colaborador.

Estando em casa, a pessoa está envolvida de sentimentos e atmosfera que é agradável para ela. Por exemplo, ela pode ouvir música enquanto trabalha preocupação de usar fones de ouvido.

Também tem mais condições de acompanhar o crescimento dos filhos, caso os tenha. Ainda tem a oportunidade de ficar mais perto de um familiar que ama ou cuida. Serão ao menos 8 horas a mais dentro de casa, tempo que era totalmente gasto na empresa, longe do contato com a família.

Essa sensação de liberdade bem-estar favorece a concentração e disposição para o trabalho, o que faz melhorar seu desempenho. 

Outra particularidade é que o trabalho remoto garante a flexibilidade de horário de expediente. Mesmo tendo que cumprir determinada carga horária fixa, o colaborador pode iniciar o trabalho mais cedo ou mais tarde conforme a agenda. Ou seja, ele pode descansar melhor em um dia e trabalhar de forma intensa em outro.

Outro fator que favorece o aumento da produtividade é o ganho de tempo em relação à locomoção. Existem pessoas que gastam, por exemplo, 2 horas para chegar ao trabalho. Com o home Office, o colaborador tem esse tempo ganho, que pode ser revertido em mais trabalho ou descanso. 

Diminuição da correia de atrasos

Diariamente muitos fatores podem levar o colaborador a se atrasar para o trabalho. Por exemplo, os imprevistos que surgem entre o percurso da casa ao escritório da empresa.

Esse tipo de atraso sempre prejudica os prazos de entrega de tarefas e também pode retardar o início de reuniões ou eventos importantes.

Com trabalho remoto, esse problema não existe. Afinal de contas como não há deslocamento para o escritório, o colaborador já está localizado em seu próprio ambiente de trabalho. 

Mais oferta de talentos para a empresa

Por conta das características positivas para o colaborador, o trabalho remoto se torna um forte atrativo para quem procura uma vaga de emprego. Sendo assim, a oferta de trabalho aumenta e as empresas têm mais condições de escolher os profissionais adequados para o seu quadro. 

Inclusive algumas empresas atualmente, no cenário de pandemia, estão realizando processos seletivos de maneira remota. Por meio do recebimento de currículos enviados digitalmente e videoconferência, a empresa seleciona seus colaboradores.

Esses podem servir para ajudar a empresa no momento atual de pandemia, principalmente para cobrir de forma temporária colaboradores que tiveram alguma situação relacionada a doença.

Mas também a empresa pode utilizar o processo seletivo para formar um banco de talentos. Esse pode conter profissionais mais experientes, com habilidades inovadoras, sintonizados com as demandas tecnológicos e podem ser contratados para ajudar a empresa após a fase de pandemia. 

Maior economia e investimentos

As empresas atualmente que estão com as equipes em trabalho remoto não precisam se preocupar com certos custos.

Um deles é relacionado aos gastos de deslocamento dos funcionários. Como o trabalho está sendo feito em casa, a empresa não gasta com recursos para pagar gasolina ou vale-transporte. 

Além disso, há economia no recursos financeiros da infraestrutura do escritório da empresa. Com a redução do quadro de funcionários em trabalho presencial, a empresa consegue reduzir os gastos com energia elétrica, água e luz. 

Como implementar o trabalho remoto na empresa?

O trabalho feito no escritório da empresa é mais fácil de ser acompanhado pelos gestores. Quando esse trabalho começa a ser feito a distância essa forma de acompanhar se torna mais difícil. Mas, com algumas estratégias, é possível manter o trabalho remoto de forma eficiente. Vejamos algumas dicas a seguir. 

Estabeleça regras claras

O trabalho remoto, como vimos, traz muita flexibilidade para o colaborador. No entanto, isso não pode ser confundido com falta de responsabilidade. A empresa deve estabelecer regras claras de comportamento durante o trabalho remoto.

Por exemplo, uma maneira de orientar esse trabalho é criando fluxos de atividades que devem ser realizadas com prazos estabelecidos.

Também, no caso em que a empresa necessite visualizar o colaborador em uma videoconferência, é importante que uma norma de conduta seja estipulada. Ou seja, o trabalhador deve estar bem-vestido, se portar de maneira profissional e escolher um lugar adequado para trabalhar. 

Reavaliar indicadores de desempenho

Por conta de não estar em contato com a toda a infraestrutura da empresa, é possível que o trabalho remoto exija mais tempo para efetivação de uma tarefa em relação ao tempo habitual.

Sendo assim, vai ser preciso restitui estabelecer novas metas de desempenho. A empresa pode realizar reuniões semanais com objetivo de ouvir os colaboradores e verificar quais são as dificuldades. Esse pode ser o momento de reavaliar o mapeamento de competências e repassar novas demandas aos colaboradores, tentando encontrar soluções de forma coletiva. 

Essas foram algumas informações sobre o trabalho remoto. Uma maneira de potencializar esse trabalho é utilizando tecnologias. Por exemplo, a empresa pode adotar o cloud computing para armazenar e transferir dados de forma remota. Logicamente tomando todas os cuidados de segurança necessários.

E aí, como a sua empresa tem trabalhado nesse período de pandemia? Deixe seu comentário nesse post!

CTA ContatoPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário