consultoria contábil

Sua empresa precisa de uma consultoria contábil?

Um dos maiores erros dos empreendedores é não saber realizar uma gestão financeira e tributária eficiente, comprometendo o desenvolvimento de suas empresas. É preciso conhecer muitas questões burocráticas e complexas, como o controle de entradas e saídas, identificação dos impostos que incidem sobre a atividade exercida, controle do fluxo de caixa etc. Por isso, contar com o auxílio de uma consultoria contábil é essencial.

Por meio dela é possível contar com todo o apoio empresarial necessário para que as operações e o cumprimento das obrigações ocorram de forma adequada e dentro da legislação vigente, garantindo o crescimento sustentável do negócio.

Por esse motivo, elaboramos este texto para que você identifique se esse é o momento de adotar esse tipo de consultoria na sua empresa. Confira!

Qual é o papel da consultoria contábil?

A finalidade da consultoria contábil é elevar o trabalho da contabilidade, passando o operacional para as ações táticas e estratégicas.

Ela vai se preocupar com os dados da contabilidade, focando no que essas informações estão representando para a empresa. Sua função é ir além da análise fria dos números, trata-se de realizar uma interpretação completa desses valores para fundamentar as tomadas de decisão.

Quais são as vantagens em contar com uma consultoria contábil?

São várias as vantagens obtidas pelas empresas, independentemente do seu porte ou ramo. Entre as principais estão:

  • decisões mais acertadas, pois serão avaliadas diversas situações;
  • valorização dos números da empresa, além de inclinação para a consultoria contábil sob o ponto de vista tributário, já que ela realiza a análise dos números da contabilidade com a finalidade de planejar os impostos e todas as questões tributárias da melhor forma possível, como escolha do regime tributário adequado, redução de gastos com impostos etc.;
  • ajuda a decidir se é o momento correto para investir na empresa, comprar uma máquina ou fazer aplicações maiores;
  • eficiência no gerenciamento financeiro;
  • comparação com a realidade de outras empresas do mesmo segmento etc.

Ou seja, é uma implementação de melhorias que vai gerar valor na companhia em geral.

Quando é necessário ter essa consultoria?

A necessidade de ter esse tipo de consultoria acontece quando existe o objetivo de conhecer melhor a empresa, tendo em vista que ela levará os empreendedores a olharem para os números de uma maneira mais abrangente e estruturada.

Conhecer somente os números não basta, é preciso saber interpretá-los e realizar uma avaliação que torne possível tomar decisões mais efetivas e precisas.

Além disso, é uma boa alternativa tanto para as instituições que estão em fase inicial de planejamento e constituição quanto para aquelas já estabelecidas, mas que desejam otimizar os procedimentos tributários.

Como escolher a consultoria contábil adequada?

Antes de contratar uma consultoria contábil, alguns pontos devem ser observados para aumentar as chances de contratar a mais apropriada para o seu negócio, evitando possíveis problemas no futuro.

Veja algumas dicas:

  • averigue a colocação da empresa ou profissional de consultoria no mercado (se é tradicional e reconhecida);
  • conheça os clientes, sócios e as referências de outras companhias que já contrataram os serviços;
  • busque por informações sobre a credibilidade e experiências com a empresa. Afinal, a relação entre você e o seu contador será de confiança, pois ele terá acesso a toda vida econômica da empresa, pois vocês trocarão informações confidenciais. Então, é primordial que se sinta confortável e seguro com o profissional escolhido;
  • verifique se a empresa de contabilidade está registrada no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). O registro é essencial para que profissionais de consultoria estejam legalmente habilitados para exercer a profissão;
  • solicite uma proposta detalhada dos serviços oferecidos ao longo dos processos e, caso aconteça a contratação, peça a minuta do contrato de prestação de serviços contáveis e analise todas as cláusulas, direitos e obrigações antes de assinar;
  • visite a empresa contábil, conheça a sua estrutura e dependências e veja como ela funciona;
  • verifique se que a empresa de consultoria se comunica de forma rápida com os clientes e se tem diversos canais de comunicação, como telefone, sites, e-mail, WhatsApp, entre outros;
  • observe se os serviços oferecidos atenderão a todas as necessidades do seu negócio. Se for o caso, discuta a possibilidade de adaptação e insira as mudanças no contrato;
  • veja quais documentos deverão ser enviados para a consultoria e qual será a frequência de envio. Isso também deverá estar expresso no contrato de prestação de serviços;
  • converse sobre a possibilidade de integrar os sistemas da consultoria com os da empresa. Isso vai gerar menos trabalho, redução dos riscos de erro e otimização do tempo;
  • pondere sobre os honorários e avalie se estão tendo um bom custo-benefício. O melhor serviço de consultoria não é aquele que cobra o menor valor. Por isso, a escolha não deve ser embasada apenas no preço, mas no valor que a empresa de consultoria vai agregar.
  • compare sempre uma empresa de consultoria contábil com as concorrentes, ou seja, analise os preços em relação aos mesmos serviços oferecidos e às capacidades técnicas parecidas ou do mesmo nível.

Uma coisa é uma empresa que tenha um ou dois profissionais de contabilidade sem o mínimo de estrutura técnica e organizacional, outra coisa é contar com os serviços de um escritório renomado e com experiência no mercado.

Antes de tudo, é muito importante ter em mente que participar de todos os processos é primordial. Então busque conhecer os impostos que incidem sobre o seu negócio e atualizações em relação a legislação vigente, que vive em constante mudança.

Mesmo contando com o auxílio de um profissional qualificado, que vai garantir a execução dos processos, manter um contato frequente e cobrar os documentos necessários para que sua empresa esteja em dia com as obrigações legais é fundamental.

Além disso, ter um relacionamento direto com o contador vai trazer vários benefícios para todos os lados e assim ficará mais fácil valorizar e compreender os serviços prestados.

Conseguiu entender por que a consultoria contábil é importante para qualquer empresa? Por meio da análise dos números e demais informações que compõem todo o negócio fica mais fácil identificar algum risco de eventuais prejuízos, além de planejar ações estratégicas para melhorar os resultados, contribuindo com sua expansão.

Este texto foi útil para você? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

Sem Comentários