Segurança digital: qual a importância e quais estratégias adotar?

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Com o atual cenário de pandemia da covid-19 foi registrado aumento de golpes virtuais. Esses têm intenção de cometer atividades criminosas, como invadir dados das empresas e roubar informações de clientes. Nesse sentido, é preciso redobrar a atenção quanto à segurança digital. 

Outro ponto de atenção é a situação de muitas empresas que fazem uso da contabilidade 4.0 e mantém suas equipes em trabalho home Office. Esse tipo de trabalho não permite a mesma vigilância que o trabalho presencial tem. Mais um desafio para manter a segurança digital. 

Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe esse texto e conheça as principais estratégias para garantir a segurança digital na sua empresa. Também conheça como uma empresa especializada pode ajudar nisso. Confira!

Acompanhe as tendências e evoluções da área

A tecnologia pode ajudar bastante as empresas para garantir a segurança digital. É o caso das organizações adotarem algumas tecnologias que já são comprobatoriamente efetivas na proteção de dados. 

Por exemplo, é recomendável adotar a criptografia, ferramenta que torna informações ilegíveis para pessoas não autorizadas. Também é importante adotar a ferramenta de assinatura digital, a qual válida digitalmente os dados.

Ainda é recomendável investir em certificações digitais, as quais atestam a validade dos documentos. Enfim, existe uma variedade de ferramentas de controle digital que podem ser perfeitamente adotadas no período de trabalho remoto. 

Mantenha o software atualizados

A informatização da empresa é fundamental. No entanto, de nada adianta a organização ter softwares desatualizados. Quando se fala em segurança digital é essencial ter softwares sincronizados com as configurações atuais. 

Nesse sentido, vale a pena a empresa investir em uma infraestrutura tecnológica, realizando inclusive aquisição de equipamentos que garantam a segurança dos dados.

Um fator a considerar é que a empresa no atual cenário de trabalho remoto tome cuidado também da sua sede. Isso porque nesse local geralmente estão circulando poucos funcionários, o que faz com que ela seja mais visada aos furtos e outros tipos de ataques. 

Estabeleça controle de acesso para os colaboradores

Uma das maneiras mais simples de garantia a segurança digital é pelo controle de acesso. O propósito desse método é permitir que apenas determinado colaborador faça uso de certas informações. 

O ideal é que o controle de acesso seja liberado somente para os colaboradores do seu respectivo setor. Isto é, não permitir que um mesmo colaborador tenha senha de vários departamentos da empresa. 

Também é altamente recomendável a disponibilização de acesso para um número reduzido de pessoas. Isso porque quanto mais pessoas têm acesso a mesma senha, aumenta a chance dos riscos da preservação de dados. 

Além desses cuidados é importante também adotar outras configurações mais restritivas. Algumas delas são: 

  • senha complexa: é composta entre 8 e 12 caracteres, que podem ser letras que variam entre minúsculas e maiúsculas, números e caracteres especiais;
  • histórico de senhas: impedir acesso caso o funcionário não repetir determinado número de vezes as senhas utilizadas;
  • bloqueio por falha de tentativa: após determinadas tentativas erradas, o sistema bloqueia o acesso;
  • desconexão por inatividade: encerramento da sessão depois de algum tempo sem uso.

Adotar cuidados desse tipo para o controle de acesso se torna mais fundamental nos trabalhos remotos. Isso porque nesse tipo de situação é mais difícil identificar quem faz o uso das ferramentas tecnológicas da empresa.

Forneça suporte aos funcionários

Com a implementação quase que instantânea do trabalho remoto, muitas empresas acabam descuidando no quesito de segurança digital. Isso porque o planejamento da transição do ambiente de trabalho presencial para o remoto não foi feita de forma cautelosa.

Nesse sentido, o suporte aos funcionários pode ter sido insuficiente. Para tentar contornar esse problema é fundamental que a empresa informe os funcionários sobre a necessidade de obedecer a protocolos de comunicação.

Também os colaboradores devem notificar a empresa quando surgir qualquer sinal de problemas incomuns, como tentativa de vazamento de dados. 

É ainda essencial reforçar a comunicação com esses colaboradores para que o suporte seja de alto nível. Para tanto, pode ser necessário que os canais de comunicação interna da empresa sejam aprimorados, inclusive realizando reuniões de equipes com maior frequência. 

Realizar backups regularmente

O backup é uma das outras boas opções para garantir a segurança digital. No contexto de trabalho remoto, fazer o armazenamento de dados é uma tarefa ainda mais essencial.

Sendo assim, é importante programar o sistema para realizar backups pelo menos uma vez ao dia e de forma automática.

Oferecer treinamento a equipe

O atual contexto de pandemia tem facilitado a aplicação de golpes via internet. Nesse sentido, é importante que os funcionários sejam treinados para poder identificar esses tipos de golpes.

Seria interessante oferecer uma capacitação que revise as normas de segurança digital estipuladas pela empresa. A essas normas é importante incluir as novas modalidades de golpes utilizadas durante esse período de crise.

Como uma empresa especializada pode ajudar a garantir a segurança digital

Caso a sua empresa ainda não adote nenhum sistema de segurança digital é importante contratar esse serviço mais rápido possível. Afinal, quanto mais tempo você fica vulnerável a ataques e tentativas de roubo e a adulteração de dados, mais provável que isso aconteça em algum momento. 

Sendo assim, é recomendável buscar o auxílio de uma empresa que ofereça uma solução fácil, segura e personalizada. É o caso de solicitar assessoria contábil que permita realizar o armazenamento correta e integral dos dados. 

Por exemplo, por meio desse ajuda especializada a sua empresa consegue criar cópias de segurança. Essas são fundamentais para, por exemplo, documentos fiscais, os quais têm alto valor legal.

A empresa especializada também pode fornecer um serviço de sincronização de dados por meio de plataformas online específicas. Além de que essa empresa pode sugerir as formas de acesso aos documentos com o objetivo de evitar tentativas de adulteração. 

Essas foram algumas informações sobre segurança digital. É importante que este assunto seja integrado no seu plano de contabilidade estratégica prevendo atitudes e metas de médio a longo prazo de preservação de dados na empresa. 

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