Relatórios contábeis: como eles contribuem na tomada de decisão?

Relatórios contábeis: como eles contribuem na tomada de decisão?
7 minutos para ler

Toda empresa que deseja crescer deve conter com bons relatórios contábeis, tendo em vista que são documentos que relatam, por meio de dados técnicos, todas as informações extraídas pelo departamento de contabilidade da companhia.

Nesse caso, a contabilidade pode ser utilizada como uma forte aliada para a elaboração de estratégias e aprimoramento da gestão dos negócios, já que por meio dos documentos criados e fornecidos, é possível que os empreendedores conheçam a real situação de sua empresa para identificar falhas, promover soluções e tomar decisões mais acertadas.

Pensando nisso, elaboramos este texto para que você conheça os principais pontos do relatório contábil e qual a sua importância para o desenvolvimento e sucesso da organização. Confira!

Existem relatórios contábeis obrigatórios?

Na verdade, a obrigatoriedade vai depender de quem está publicando e da finalidade da publicação por meio de mídia escrita. Por exemplo, nas empresas de grande porte, esses documentos são obrigatórios, já que eles estão diretamente envolvidos com o porte da instituição e o órgão a quem se presta contas.

Entre os documentos obrigatórios estão:

  • balanço patrimonial (BP);
  • demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (DLPA);
  • demonstração do resultado do exercício (DRE);
  • demonstração das origens e aplicações de recursos (DOAR), este apenas para Sociedades Anônimas.

Qual é a importância dos relatórios contábeis para a tomada de decisões?

Os relatórios reúnem todas as informações do negócio. Por meio dele, é possível retirar os dados relevantes sobre a empresa e, assim, tomar as decisões corretas. Isso é apresentado de maneira uniforme. Quando decidir comparar organizações do mesmo ramo ou períodos, pelo fato de existir essa padronização, é possível fazer tais avaliações.

O que se percebe atualmente é que as informações obtidas não circulam apenas entre o pessoal da controladoria, mas também pela equipe de decisões finais, como o CEO, diretoria, conselho administrativo, entre outros.

Com a descentralização da gestão, os relatórios que mostram a evolução patrimonial e financeira e que possibilitam a projeção de planos para o futuro, análise de riscos e demais, agora são importantes ferramentas para a tomada de decisões, tanto na hora de planejar a longo prazo quanto para corrigir qualquer problema que surgir ao decorrer do ano.

Mesmo não exigidos por lei, os relatórios não obrigatórios também podem auxiliar no momento de decisões importantes, já que todos eles possuem dados relevantes para fins gerenciais, sendo úteis para os empreendedores, credores e stakeholders.

Quais informações devem conter em um relatório contábil completo?

O relatório contábil possui um formato pré-definido. Quando se fala de demonstração de resultado no DRE, é necessário entender qual é a receita e a despesa para poder chegar até o lucro.

Para saber a respeito do valor patrimonial do negócio, é preciso que o balanço seja feito, afinal, ele mostra as situações sobre contas a pagar e a receber em uma certa data. Já com o fluxo de caixa, é possível compreender sobre o saldo de caixa e contas bancárias, no início de um período até o seu final.

As notas explicativas são úteis por detalhar coisas que, por vezes, não são percebidas ao ler o relatório e o patrimônio líquido. É possível entender a situação patrimonial de uma companhia no começo de uma certa época e o que ocorreu para que ela chegasse em outro valor em seu final.

Essas são demonstrações importantes, que não servem somente para cumprir a lei, mas, de fato, para gerenciar a empresa da melhor forma.

O que acontece caso a empresa não cumpra a emissão dos relatórios contábeis?

As Empresas de capital aberto são penalizadas com multas aplicadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), já que devem apresentar os relatórios em períodos trimestrais, semestrais e anuais. Então, a CVM aplica sanções caso isso não seja feito.

Quem pode elaborar esses relatórios?

Esse trabalho deve ser feito com muita perfeição, ele tem um papel fundamental para a administração das instituições. Por tal motivo, os relatórios contábeis devem ser elaborados por contadores qualificados e experientes na área.

Por se tratar da área financeira do negócio, esses documentos são extremamente importantes, e qualquer falha na coleta e interpretação de dados pode gerar um grande prejuízo para a empresa, por decisões erradas ou investimento mal aplicado.

Quais são os seus benefícios para o negócio?

Os relatórios contábeis proporcionam diversas vantagens para as empresas. Conheça algumas delas.

Elaboração de estratégias eficazes

O mercado está cheio de diferentes gerenciamentos com uma variedade de metas e objetivos de trabalho. Cada um deles deve elaborar uma estratégia específica para adquirir os resultados almejados, já que de nada adianta copiar os planos da concorrência.

Ao fazer os relatórios contábeis com dados atualizados e reais, o negócio consegue entender os pontos fortes e fracos que são primordiais no caminho do sucesso.

Tomadas de decisões corretas

Quem gere um negócio é pressionado por todos os lados para conquistar os melhores resultados. Essa pessoa deve escolher profissionais capacitados, saber conversar com o time de trabalho e tomar decisões eficientes. Qualquer erro pode colocar em risco esses resultados e abrir espaço para que a concorrência conquiste espaço no mercado.

Em meio a esse contexto, os relatórios contábeis simplificam o conhecimento da situação econômica da gestão e, como consequência disso, é possível definir por soluções que aumentam a produtividade e ajudam no desenvolvimento da organização.

Facilidade na obtenção de crédito

Cada dia que passa as instituições financeiras valorizam as empresas que apresentam os relatórios contábeis ao solicitar empréstimos e financiamentos, principalmente pelo aumento de rigor ao conhecimento da situação financeira das companhias antes de ceder a quantia solicitada.

Então, apresentar esses documentos nessa hora é essencial, já que esses valores são importantes para expandir as atividades da empresa e fazer com que se torne destaque no mercado.

Como a terceirização contábil pode garantir a emissão desses relatórios?

Na verdade, a terceirização não garante isso, os papéis apenas são realizados por outra pessoa. Tendo um contador interno ou um profissional contábil contratado por meio de uma empresa, as obrigações são as mesmas.

O terceirizado leva algumas vantagens, porque tende a ser uma pessoa mais atualizada e antenada por lidar com mais de um cliente. Ou seja, terceirizando a contabilidade, o serviço costuma ser mais atualizado.

Conseguiu perceber a importância dos relatórios contábeis para o gerenciamento efetivo dos negócios? Contudo, para obter os resultados esperados, é preciso contar com o auxílio de um profissional capacitado e que vai elaborar um documento com demonstrações fiéis sobre a empresa, sendo fundamental para que as decisões gerem impactos positivos.

Este texto foi útil para você? Aproveite sua visita em nosso blog para ler “Por que o outsourcing contábil pode ser bom para sua empresa?” e entenda melhor o tema!

CTA Contato
Você também pode gostar

Um comentário em “Relatórios contábeis: como eles contribuem na tomada de decisão?

  1. Como e que eu faço para requer todas as notas dos gasto feito pelo um síndico no condomínio de um ano?

Deixe um comentário