Entenda a importância da apuração de impostos na sua empresa

Entenda a importância da apuração de impostos na sua empresa

Toda empresa, independentemente do seu porte ou segmento, precisa se atentar ao cumprimento das diversas obrigações contábeis e fiscais exigidas pela legislação brasileira e, para que isso ocorra, fazer a apuração de impostos da forma adequada é essencial.

Trata-se dos cálculos dos impostos que são de pagamento obrigatório. Isso vai depender de vários fatores, como: produtos, serviços, comércio, indústria, estado, entre outros. Primeiramente, é preciso entender a operação que a empresa está desenvolvendo e o local onde ela é feita. Assim, entra uma análise do que deve ser tributado ou não.

Para que você entenda melhor a importância da apuração de impostos para o negócio e quais erros devem ser evitamos, preparamos este texto. Acompanhe!

Por que a apuração de impostos é importante?

É importante pelo fato de que qualquer cálculo errado pode gerar penalidades graves para a empresa, como multas e certidões negativas, podendo ocorrer até mesmo a suspensão das atividades. É essencial estar em ordem com a maneira correta de mensurar os impostos, para que a companhia possa continuar funcionando plenamente.

Quais são as apurações de impostos mais cobradas?

Existem os impostos federais, que praticamente todas as empresas devem obrigações (exceto aquelas enquadradas no regime do Simples Nacional). São eles: PIS, COFINS, Imposto de Renda e Contribuição social, em que existem formas diferentes para seus cálculos. Além disso, ainda há o IPI, nos casos de indústria ou importador.

Em relação aos impostos estaduais, existe o ICMS, que é incidente quando há o comércio de produtos, variando conforme o estado de localização e o estado para o qual a empresa presta serviços. Já no âmbito municipal, recai o ISS para o serviço.

Quais são os principais erros cometidos na apuração dos impostos?

Ao fazer o cálculo, é necessário entender a empresa, sua operação e quais impostos incidem sobre ela. Ele deve ser correto e o pagamento deve ser realizado na data definida. A preocupação é grande e a análise é fundamentada no tipo de atividade realizada pela instituição, estando ligada também ao objeto social.

Existem alguns erros muito comuns ao mensurar o valor dos impostos, conheça os principais deles, para que assim, você possa evitá-los.

Precificação errada

Isso acontece porque na hora de decidir pelo preço do produto, o empreendedor não sabe exatamente quanto de imposto paga e só precifica com base no custo de produção. Ele não sabe como inserir o imposto na formação de preço de venda e, por isso, as contas não fecham.

Ausência de informação

Por falta de conhecimento, muito impostos são pagos erroneamente, trazendo diversos prejuízos e problemas sérios para o negócio. Para evitar isso, é importante ter uma conversa com o contador para saber o que pagar, por qual motivo e a melhor forma de cumprir com as obrigações. É primordial conferir se a tributação está correta.

Escolha do regime tributário inadequado

Geralmente, o Simples Nacional, que junta oito impostos em uma única taxa, é uma das opções mais benéficas para pequenas empresas. Contudo, essa não deve ser uma escolha automática. No momento de escolher a tributação, diversos pontos devem ser analisados, como atividade exercida, lucratividade, tamanho da empresa, entre outros.

Busca por práticas erradas para pagar menos impostos

Muitos donos de empresas procuram um jeitinho de pagar menos impostos. Antes, o sistema de arrecadação deixava muitos gargalos, porém, hoje, caso os impostos não sejam pagos corretamente, no mês seguinte uma comunicação com multa já é enviada. As obrigações acessórias devem ser tratadas com rigor.

Desconhecimento quanto aos créditos tributários

Para averiguar se a organização tem direito aos créditos tributários, o ideal é contar com o auxílio de um profissional contábil. Pelo fato de existirem várias regras referentes a esses benefícios, o gestor pode perder a chance de aproveitá-los ou se apropriar deles de forma indevida, por achar que tem o direito de recebê-los.

Cálculo errado da alíquota

Esse é um grande cuidado que é preciso ter ao realizar a apuração de impostos. Nos dias atuais, existem diversos softwares específicos para esse tipo de tarefa e que fazem esses cálculos automaticamente, evitando erros que depois deverão ser corrigidos e que podem gerar gastos para o negócio.

Dependendo do regime tributário escolhido, as alíquotas são variáveis. Por exemplo, para as companhias optantes pelo Simples Nacional, há uma tarifa única, para as optantes pelo Lucro Real, a alíquota do PIS é de 1,65%, enquanto para as instituições que adotaram o Lucro presumido, o mesmo tributo tem uma alíquota de 0,65%.

Falta de entendimento sobre a lei

Uma outra falha frequente é a ausência de compreensão dos gestores sobre a legislação tributária ou a falta de atualização para acompanhar as alterações que ocorrem frequentemente. Como a lei sempre muda, a possibilidade de cometer equívocos na apuração de impostos é alta.

Por que contratar uma empresa contábil para esse tipo de serviço?

Ao contratar uma empresa contábil para realizar a apuração de impostos, é possível contar com profissionais experientes e qualificados, tendo em vista que eles estudam diversas situações para vários clientes e, por isso, estão mais atualizados.

Pelo fato de lidarem com empresas de comércio, indústrias, serviços e importadoras, tendem a ter uma gama de conhecimentos que é essencial para a qualidade dos serviços prestados, garantindo a efetividade da obrigação.

Para escolher o suporte adequado, você pode contar com indicações de antigos clientes da empresa, procurar conhecer sua credibilidade no mercado, fazer uma busca em sites de reclamações, realizar uma consulta no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) etc.

Como a tecnologia pode aperfeiçoar a apuração desses impostos?

Sem a tecnologia não é possível fazer um trabalho bem-feito, considerando que ela ajuda a realizar o cálculo de maneira adequada, ao utilizar um software confiável. Além disso, auxilia também no armazenamento de informações em nuvem e envia todas as obrigações ao governo por meio da internet, entre diversas outras funcionalidades.

Dessa forma, é impossível realizar uma contabilidade eficaz sem o suporte das tendências e das inovações tecnológicas disponíveis.

Conseguiu entender a importância da apuração de impostos para o crescimento saudável do empreendimento? Como vimos, é preciso elaborar estratégias e ter uma empresa de contabilidade como aliada. Assim, é possível evitar falhas que podem gerar prejuízos para o negócio.

Quer manter as obrigações acessórias da companhia em dia? Então, entre em contato com a gente e veja como podemos ajudá-lo!

Sem Comentários