O que faz e quais são os serviços oferecidos por um escritório de contabilidade?

escritorio de contabilidade
7 minutos para ler

Muitos gestores ainda têm dúvidas sobre o papel do escritório de contabilidade frente aos resultados da empresa. No entanto, é importante entender qual é a função desse parceiro e como ele pode ajudar o negócio a alcançar seus objetivos de forma mais satisfatória.

Ao contrário do que diversas pessoas pensam, a contabilidade não cuida apenas do pagamento de impostos e da parte burocrática, mas também de aspectos gerenciais, por isso é tão relevante. Existem muitos benefícios proporcionados pela contratação de um escritório de contabilidade.

Se você quer descobrir mais a respeito desse assunto, continue conosco e aproveite a leitura!

O que faz um escritório de contabilidade?

O escritório de contabilidade já teve versões bem mais limitadas, mas, hoje, vive a era da informação e acabou se tornando uma espécie de fábrica de conhecimento sobre uma empresa. Sua principal matéria-prima são os dados produzidos diariamente pelo negócio sobre as suas finanças e outros fatores sociais.

Tudo isso proporciona informações relevantes que são utilizadas para diferentes finalidades, como informar os governos municipais, estaduais e federais por meio das prefeituras, INSS, Receita Federal e outros órgãos. Além disso, seus serviços podem ser divididos em departamentos:

  • contábil — trata do patrimônio, lucro e prejuízo da empresa, assim como as informações gerenciais que impactam a tomada de decisão;
  • pessoal — calcula a folha de pagamento, emissão de contracheques, rescisões, encargos sociais, emissão de guias de tributos sociais e outros;
  • fiscal — apura os impostos e contribuições devidas e transmite as declarações que são exigidas da empresa;
  • societário — emite alvarás, abre filiais, ajuda a emitir licenças, realiza alterações no contrato social e outros.

Em linhas gerais, o escritório de contabilidade organiza toda a documentação relevante para o funcionamento do negócio, ajuda a gerenciar as contas da empresa e registra o histórico das movimentações para que sirva de base para as tomadas de decisão futuras.

Como um escritório de contabilidade pode ajudar a empresa?

Não é raro encontrar empresas que enfrentam dificuldades com a contabilidade e isso acaba fazendo com que negligenciem esse serviço. No entanto, a contratação de um escritório especializado nessa área pode transformar essa atividade em algo verdadeiramente estratégico, servindo para a tomada de decisões mais acertadas.

Se analisarmos com calma, a má gestão do fluxo de caixa e do capital de giro, por exemplo, é algo que pode colocar a empresa em um risco sério de falência. Isso porque essas atividades incluem projeções de faturamentos, gastos e investimentos, o que dá uma ideia de como o negócio estará no futuro. Se essa projeção estiver equivocada, as decisões tomadas a partir dela não servirão de nada.

É por isso que é tão indispensável ter uma contabilidade eficiente, com uma gestão que ajude a empresa a se desenvolver, tanto em curto quanto em médio e longo prazo.

Quais serviços eles oferecem?

Um escritório de contabilidade pode oferecer inúmeros serviços fundamentais na manutenção de qualquer empresa. Isso vai desde as obrigações da organização, até o aperfeiçoamento da sua gestão. Confira, a seguir, as principais atividades oferecidas.

Abertura de empresa

A formalização do negócio é uma das funções com a qual o escritório de contabilidade consegue auxiliar com facilidade. Nesse processo, os profissionais contábeis se encarregam da:

  • definição do melhor tipo de empresa para formalizar;
  • determinação dos seus códigos de atividade;
  • interpretação das alíquotas de impostos;
  • escolha do melhor enquadramento de regime tributário;
  • eleição dos melhores indicadores financeiros a serem utilizados;
  • alterações e ajustes contratuais (contrato social, inscrição estadual, alvará etc.);
  • leitura e interpretação da legislação e demais procedimentos de abertura.

Escrituração contábil

Além da abertura da empresa, o escritório também se encarrega da escrituração contábil, que vai bem além do registro das movimentações financeiras do negócio, já que inclui também as provisões e emissão dos livros contábeis. Para que tudo isso seja possível, o escritório ainda assume:

  • a seleção dos documentos necessários para a base contábil da empresa;
  • a conciliação das contas bancárias;
  • a conferência dos créditos e débitos depois de registrados;
  • a emissão de balancetes de conferência, mês a mês.

Dependendo do parceiro, algumas dessas atividades são automatizadas e incluídas em softwares de gestão integrados, atribuindo agilidade aos processos.

Emissão de guias de impostos

Outra função básica da contabilidade e dos escritórios contábeis é a apuração dos tributos que devem ser pagos pela empresa, assim como a emissão das guias de pagamento. Também é função do escritório averiguar se a carga tributária está adequada à atividade desempenhada pelo negócio.

Processamento da folha

A folha de pagamentos da empresa também é uma atividade assumida pelo escritório de contabilidade, que cuida:

  • dos contracheques dos funcionários;
  • dos pró-labores dos sócios;
  • das guias de FGTS, INSS e IR retido na fonte;
  • dos relatórios para o Fisco trabalhista;
  • do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

Além disso, o escritório também trata de todas as tarefas envolvendo a documentação da empresa e dos funcionários quando ocorre alguma contratação ou demissão.

Obrigações acessórias

As obrigações acessórias são, em termos gerais, as declarações que a empresa precisa fazer aos órgãos públicos, tal como a Declaração de Imposto Retido na Fonte (DIRF) e a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Para isso, são utilizados dados fornecidos sobre os funcionários, os tributos, o faturamento e o saldo das contas bancárias.

Planejamento tributário

Você sabia que pode ser possível reduzir a carga tributária da sua empresa de forma legal? Isso é feito por meio de um planejamento tributário eficiente, que identifica maneiras de entregar uma quantidade menor de obrigações acessórias e, assim, diminuir os impostos, tudo dentro da lei.

Procure por um escritório de contabilidade que ofereça esse serviço e otimize os tributos pagos pela sua empresa.

Assessoria para a gestão financeira

Alguns escritórios entregam uma assessoria eficiente para a gestão financeira da empresa. Com os dados utilizados pela contabilidade sendo analisados de forma integrada, é possível assumir uma assessoria proativa em relação à redução de custos e despesas, por exemplo.

Inúmeras outras melhorias podem acabar sendo propostas para qualificar o negócio, resolver gargalos ou antecipar problemas.

Encerramento da empresa

Ninguém deseja utilizar esse serviço, mas, quando necessário, o escritório de contabilidade também faz o encerramento da empresa. A busca por um serviço qualificado, nesse caso, é essencial para evitar erros que possam tornar o processo caro e lento.

Como você viu, a contratação de um escritório contábil é fundamental para atribuir agilidade, segurança e expertise às atividades contábeis de uma empresa. Contar com esse serviço ajuda em diversos aspectos e proporciona um verdadeiro diferencial competitivo.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber ainda mais sobre a contratação de um escritório de contabilidade? Entre em contato com a gente!

CTA ContatoPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário