Contador trabalhista em São Paulo: saiba como encontrar para sua empresa

contador trabalhista em são paulo
6 minutos para ler

Encontrar um contador trabalhista em São Paulo é uma necessidade para as empresas. Tendo em vista a importância desse profissional para cuidar das demandas da área, como folha de pagamento, férias, salários, multas rescisórias e demais, proporcionando que a organização atue em conformidade com a lei e com a garantia de um bom relacionamento entre empregador e empregados.

No entanto, essa tarefa pode ser um grande desafio. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com algumas dicas que podem ser colocadas em prática para simplificar a procura pelo contador ideal. Acompanhe!

Qualificação do profissional

A qualificação profissional é fundamental para atuação na contabilidade trabalhista. Por isso, é preciso buscar por profissionais capacitados e especializados no assunto, já que esse é um diferencial e previne contra riscos que podem prejudicar bastante a empresa. Nesse caso, busque verificar a formação do contador, participação em cursos, eventos, treinamentos e demais.

Tecnologia e modernização aplicada no escritório

Ao apostar na tecnologia, o contador consegue minimizar o tempo de realização das tarefas, bem como proporcionar garantia na entrega das obrigações e redução de falhas no processo. Entre as inovações que podem ser aplicadas está o software de contabilidade trabalhista, que por meio de suas funcionalidades pode viabilizar maior amplitude das informações, oferecendo dados precisos e úteis. Portanto, prefira contratar escritórios contábeis que invistam nesse tipo de automatização.

Atualização frequente

Só ser um especialista não garante os serviços feitos pelo contador, tendo em vista que é essencial que ele se mantenha atualizado em relação às alterações constantes nas normas trabalhistas.

Entre as alterações recentes, podemos apontar a Reforma Trabalhista, que gerou vários impactos nessa área. Por exemplo: flexibilidade nos horários de trabalho, acordo nas rescisões de contrato, terceirização da mão de obra, parcelamento das férias, entre outros critérios necessários para que haja alinhamento entre a relação profissional com os colaboradores e com a justiça.

Atendimento oferecido

Outra questão relevante está diretamente ligada ao atendimento oferecido pelo contador, já que as respostas precisam ser ágeis e precisas. Tenha em mente que o contator deve estar sempre pronto para atender seus clientes. Nesse caso, o ideal é avaliar todos os canais de comunicação disponíveis no escritório, por exemplo, telefone, e-mail, redes sociais, WhatsApp, site, chat, entre outros. A cordialidade também é outro aspecto que deve ser considerado.

Custo-benefício

Para entender o custo-benefício do profissional contratado para cuidar das questões trabalhistas da empresa, o ideal é solicitar um orçamento e averiguar a qualidade das tarefas desempenhadas na proporção do valor cobrado.

É preciso salientar que os contadores com mais habilidades e conhecimentos técnicos podem cobrar uma quantia mais elevada por seus serviços, mesmo que tenham uma estrutura menor. Afinal, a segmentação e a especialização em um determinando ramo faz com que o profissional apresente soluções mais eficientes para certos problemas.

Da mesma maneira, um escritório pode cobrar honorários mais em conta, como nos casos daqueles que fazem apenas os serviços básicos, como a elaboração de balanços e balancetes contábeis.

Infraestrutura do escritório

Outra dica para encontrar contador trabalhista em São Paulo é avaliar se a infraestrutura oferecida é adequada para atender à demanda, tanto na parte da tecnologia quanto no número de colaboradores disponibilizados. Por exemplo, existem escritórios que delegam várias tarefas a um único funcionário, o que pode afetar a qualidade do serviço. Outro critério a ser usado é a verificação do clima no ambiente de trabalho, motivação dos integrantes da equipe e organização do espaço.

Serviços disponibilizados

É preciso identificar se os serviços disponibilizados são suficientes para atender às demandas e necessidades da empresa. Nesse caso, você pode optar por um especialista no assunto, capaz de prestar auxílio e consultoria completa na área trabalhista. Ou por um escritório que atue com a contabilidade tradicional, por exemplo, que entrega a folha de pagamento, averígua os impostos pagos, entre outros.

Saiba que o profissional contábil precisa estar por dentro de tudo que ocorre na organização, assessorando em todas as questões relacionadas ao ambiente trabalhista, além de estar atento aos prazos para cumprimento de cada obrigação.

Análises e relatórios entregues

Desde a contratação, é preciso estabelecer quais relatórios serão elaborados conforme as necessidades da companhia. Para que a contabilidade esteja sempre em dia, é importante que o contador apresente relatórios de forma mensal ou periódica, que vão ser bastante relevantes para colaborar para decisões mais acertadas.

Afinal, é por meio da apresentação desses relatórios que será possível identificar se tudo funciona como esperado no que tange aos aspectos trabalhistas, se os direitos dos colaboradores estão garantidos, se o envio das informações ao governo e aos órgãos fiscalizadores está dentro do prazo definido etc.

Localização do escritório de contabilidade

O mais adequado é que o escritório contratado esteja em um local de fácil acesso da organização. Isso é necessário pelo fato de que, quando o profissional contábil trabalha na mesma cidade, se torna muito mais simples fazer reuniões, conhecer a estrutura etc.

Além disso, esse cuidado vai proporcionar a otimização do tempo, principalmente porque não haverá a necessidade de gastar tempo com longos deslocamentos e, também, para evitar problemas com a legislação, já que algumas definições podem mudar de um município para o outro. Todos esses critérios apresentados são apenas os mais importantes quando o assunto é encontrar um profissional contábil trabalhista e garantir um diferencial para a organização.

Agora que você já sabe como escolher o melhor contador trabalhista em São Paulo, não deixe de colocar as dicas apresentadas em prática e acertar na contratação. Afinal, ao contar com um profissional adequado, fica muito mais fácil acertar no cumprimento das obrigações trabalhistas da empresa e evitar problemas e ajuizamento de demandas na Justiça do Trabalho, que podem gerar sérias consequências negativas para o negócio.

Contar com um contador especializado é importante para assegurar que a empresa atue alinhada com as normas trabalhistas. Nesse caso, você pode entrar em contato com a J.F. Granja e conversar com um especialista para esclarecer suas dúvidas!

CTA Contato
Você também pode gostar

Deixe um comentário