Para uma parte considerável dos gestores, a contabilidade não é um setor que impacta as estratégias da empresa, o que é um erro substancial. Ao aplicar a contabilidade na tomada de decisão, o negócio conseguirá sobreviver no mercado, aumentar a probabilidade de sucesso, impulsionar vendas e se destacar perante os concorrentes.

A ciência contábil tem várias ferramentas essencialmente importantes para o desenvolvimento da empresa, que auxiliam os administradores no desenvolvimento de estratégias para impulsionar o desenvolvimento empresarial.

Neste conteúdo, apresentamos a real importância da contabilidade para o desenvolvimento do negócio, o papel desse ramo na tomada de decisão gerencial, os impactos práticos de um setor de contabilidade estratégica e como a consultoria contábil pode otimizá-lo.

A importância na contabilidade para o desenvolvimento do negócio

Os profissionais contábeis geralmente são contratados com o intuito de realizarem a apuração e recolhimento de tributos em empresas. Dessa forma, elas conseguem se manter regularizadas e não arcam com consequências legais, como multas onerosas.

Apesar de esse ser um serviço importante para o negócio, a contabilidade vai além e fornece orientações para melhorar as decisões tomadas pelos empreendedores a longo prazo.

Os gestores passam a tomar decisões mais vantajosas ao negócio, como também adquirem maneiras mais eficazes de tornar sua empresa mais bem-sucedida. Com a ajuda dos contadores, a empresa será capaz de expandir o mercado, reduzir custos, aumentar lucros e fazer investimentos mais certeiros para o negócio.

Imagine que o empreendedor está incerto sobre o investimento em uma estratégia de marketing, a contabilidade analisará os custos de cada alternativa disponível para que a empresa opte pelo mais vantajoso e com maior retorno sobre o investimento.

A participação da contabilidade na tomada de decisão gerencial

Para auxiliar na tomada de decisões, os contadores projetam cenários, demonstrações financeiras, pontuações de crédito e outros elementos que permitem uma análise mais inteligente das opções do gestor.

Com as ferramentas contábeis, torna-se possível elaborar estratégias que garantirão o desenvolvimento do negócio. Entenda quais são elas nos tópicos abaixo.

Previsibilidade dos lucros

Prever os lucros em um determinado período é uma atividade comum para muitos empreendedores, mas a falta de conhecimento técnico em contabilidade deixa incertezas sobre os valores e aumenta o risco de decisões equivocadas, já que as decisões são baseadas em suposições.

A contabilidade faz uma análise dos custos, despesas, receitas e outras contas importantes para a empresa, o que permite a realização de uma melhor gestão das finanças da empresa, traz dados mais concretos, transparentes e certeiros, viabilizando uma decisão mais equilibrada.

Como os contadores fazem um estudo visando um cenário a longo prazo, eles não calculam apenas a previsão dos lucros, mas também analisam as possibilidades e os investimentos para auxiliar o gestor a determinar aquilo que trará mais lucros.

Planejamento de despesas

O planejamento de despesas é fundamental para que uma empresa sobreviva no mercado. Muitas vezes uma despesa pode parecer baixa, porém faz uma grande diferença nas contas da empresa em longo prazo. Além disso, uma certa despesa poderá aumentar em um momento futuro, o que causará desequilíbrio nas contas.

Bons profissionais realizarão uma análise do desempenho contábil da empresa nos anos anteriores, identificando períodos em que as despesas foram maiores e a razão desse fenômeno, como pagamento de tributos, formação de estoque, folha de pagamento etc.

Com essas informações em mãos, é possível planejar despesas sem que elas comprometam o capital de giro da companhia e sem que reste pouco dinheiro em caixa. Isso torna a negociação com fornecedores e clientes mais segura, já que se sabe exatamente quais serão as despesas da empresa em um determinado momento, bem como seu reembolso.

Previsão de crescimento

Ao obter dados contábeis reais, confiáveis, concretos e transparentes, os gestores conseguirão planejar o crescimento da empresa para os próximos anos.

Com as ferramentas de análise, é possível saber quanto o negócio crescerá nos próximos meses ou anos, o que permite a alocação de recursos e a atração de potenciais investidores, que estarão mais interessados em investir na empresa ao conseguirem visualizar um crescimento real no futuro.

Proteção contra imprevistos

Ao conquistar o equilíbrio financeiro, o gestor conseguirá manter reservas para proteger a empresa contra imprevisibilidades, como gastos inesperados com aquisição ou conserto de bens, clientes inadimplentes, perda de material decorrente de incidentes naturais (como enchente) etc.

Com o apoio da contabilidade, o empreendedor saberá precisamente qual o montante ideal a ser reservado para arcar com os imprevistos.

Os impactos de um setor de contabilidade estratégica

A contabilidade estratégica coloca esse setor como um dos mais importantes para a empresa, a área torna a tomada de decisões mais otimizada e eficiente, o que facilita o crescimento.

Para isso, a responsabilidade do contador deve ultrapassar o simples controle de contas, lançamentos contábeis e cumprimento de obrigações fiscais. Sua função alcançará status de gestor e ele passará a trabalhar ao lado do empreendedor na tomada de decisão.

Na prática, o contador elaborará relatórios, planilhas, gráficos, demonstrativos e outros instrumentos que evidenciam os gastos de cada setor, a quantidade de impostos pagos em cada produto ou serviço, o que gera as maiores receitas e despesas, quais os melhores investimentos a fazer, entre outros dados importantes.

Os benefícios da consultoria contábil na otimização da tomada de decisão

Contratar serviços de consultoria contábil é a melhor tática para otimizar a tomada de decisão, isso ocorre pelo fato de que uma visão externa sobre as finanças traz dados mais transparentes e imparciais. O que gera dados certeiros sobre a área fiscal, financeira, contábil e tributária. Os principais serviços fornecidos pela consultoria contábil são:

  • planejamento tributário: busca formas de reduzir a carga tributária da empresa de forma legal, seja pelo adiamento do pagamento de tributos, redução das alíquotas ou eliminação da incidência de um imposto;
  • análise de finanças: analisa e identifica pontos de melhoria nas finanças da empresa;
  • acompanhamento da empresa: toma decisões com o gestor, sempre objetivando o seu crescimento;
  • indicação de boas soluções: indica soluções digitais que auxiliarão as contas do negócio.

Mesmo que a empresa tenha um setor contábil próprio, a consultoria é importante para torná-lo mais estratégico, simplificar os seus processos internos e apontar soluções contábeis que impulsionarão a produtividade.

Os impactos da contabilidade na tomada de decisão são significativamente positivos, sendo capazes de otimizar as decisões e a elaboração de estratégias dos gestores, o que traz garantia de crescimento em longo prazo.

Gostou do artigo? Assine a newsletter para receber diretamente em seu e-mail nossas publicações!

Sem Comentários