Contabilidade estratégica: veja como aplicar na sua empresa

contabilidade estratégica na empresa
7 minutos para ler

Na sua empresa, a contabilidade é utilizada apenas para alcançar objetivos fiscais e financeiros? Cuidado, você pode estar perdendo uma grande oportunidade de crescimento. É preciso aproveitar os benefícios da abordagem da contabilidade estratégica.

Ela acrescenta novas práticas que envolvem os processos de gestão empresarial, abrangendo todos os departamentos da empresa. Com a contabilidade estratégica, as informações contábeis se tornam mais reais e localizadas, favorecendo o desenvolvimento e monitoramento de novas atividades e aprimorando o controle financeiro da companhia.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este texto e conheça como implementar a contabilidade estratégica. Também descubra no que a empresa sai perdendo ao não adotar essa abordagem. Confira!

Como aplicar a contabilidade estratégica na sua empresa?

Pode não parecer, mas a implementação da contabilidade estratégica é algo simples. Esse processo se baseia em organizar a empresa a partir de parâmetros de custos, estratégias de precificação e investimentos, dentre outros. Veja mais a seguir.

Analise o cenário econômico

Para iniciar a implementação da contabilidade estratégica, é preciso adotar um olhar para fora da empresa. Isso consiste em avaliar o cenário econômico.

Esse processo pode ser feito por meio de levantamento de pesquisas de mercado e acompanhamento de indicadores governamentais e de agências especializadas sobre a economia nacional, assim como internacional.

Sabendo o que acontece ao seu redor, a empresa tem mais chances de organizar o terreno para garantir que a contabilidade estratégica seja eficiente. Ao realizar a análise do cenário econômico, os gestores têm mais condições de saber quais são as tomadas de decisões mais urgentes e adequadas.

Controle os custos

Um dos pilares da contabilidade estratégica é a redução de custos. Mas esse processo não pode ser feito de maneira arbitrária, o que pode diminuir a eficiência e trazer prejuízo para a empresa.

É preciso realizar um diagnóstico completo das despesas e classificá-las, levando em conta vários fatores, como impostos, variações do câmbio e imprevistos. Em seguida, é necessário estabelecer metas para a gestão dos recursos e custos.

Desenvolva uma estratégia de precificação

A implementação da contabilidade estratégica também se baseia em práticas corretas de preços, que criam mais valor para a empresa e para os seus clientes.

Uma maneira de fazer isso é realizar um levantamento sobre a precificação dos produtos ou serviços. Isso consiste em ter na ponta do lápis o quantativo de custo de aquisição ou produção, ao qual se adiciona o percentual de lucro desejado.

Também é necessário ter real clareza sobre as variáveis que interferem na formação dos preços dos serviços e produtos da empresa, como o valor bruto dos insumos e as isenções fiscais, se for o caso. Realizar esse levantamento abre campo para a contabilidade estratégica funcionar perfeitamente.

Realize estratégias de investimento

Um dos primeiros sinais de que a contabilidade estratégica está sendo implementada na empresa é quando começa a se perceber que as captações mal planejadas de recursos estão cada vez mais reduzidas.

Para se ter um diagnóstico sobre isso, é preciso realizar uma análise prévia das finanças da empresa, analisando os riscos e o possível grau de inadimplência. Dessa forma, o gestor terá condições de incluir no planejamento estratégico novos investimentos.

Atente ao fluxo de caixa

Não existe contabilidade estratégica se não houver um um olhar específico para o fluxo de caixa. Por isso é importante averiguar como está a gestão de cobranças, prazos de recebimento e pagamentos, e o cálculo dos empréstimos e financiamentos.

Dessa forma, a implementação da contabilidade estratégica é facilitada, pois o tratamento das informações geradas aponta de antemão quais são as melhores práticas de gestão.

Conte com o auxílio da tecnologia

Hoje em dia, muito dificilmente uma implementação de estratégia da empresa não está de alguma forma associada à tecnologia, uma vez que ela facilita o processamento dos dados e integra os sistemas de informação.

É por isso que a implementação da contabilidade estratégica só será bem-sucedida se houver uma infraestrutura tecnológica que permita, por exemplo, a proteção de dados contábeis por meio de certificação digital.

Também é necessário adotar outros recursos de segurança que garantam a confiabilidade, autenticidade e sigilo das informações. Esse tipo de estratégia permite que os dados não sejam utilizados por pessoas não autorizadas.

Quais as consequências de não aplicar a contabilidade estratégica na empresa?

Implementar a contabilidade estratégia permite que a empresa tenha uma carta na manga para atuar no jogo das adversidades. Caso contrário, as consequências podem ser desastrosas. Vejamos algumas a seguir.

Queda da atividade empresarial

A contabilidade tradicional, embora realize a coleta, registro e estudo de todos os dados relacionados às finanças e ao patrimônio de um negócio, não consegue por si só fornecer informações transparentes e relevantes que ajudem a empresa a crescer.

Por isso, a contabilidade estratégica veio revolucionar esse conceito e utilizar os dados levantados para a organização planejar seu conhecimento de maneira eficiente. Assim, a empresa fica cada vez mais competitiva e alcança suas metas sem sobrecarregar seus colaboradores.

Fragilidade na tomada de decisões

Tomar decisões em uma empresa muitas vezes não é uma tarefa fácil porque é preciso levar em conta inúmeros fatores. E quanto menos informações o gestor tiver em mãos, menos acertada será a tomada de decisões.

Nesse sentido, deixar de implementar a contabilidade estratégica é fazer com que a empresa realize ações equivocadas, abalando a confiança de seus consumidores. A consequência direta disso é a perda de espaço no mercado.

Ao adotar a contabilidade estratégica, é possível contar com as informações necessárias sobre questões relacionadas às finanças e aos diversos departamentos da empresa. Isso possibilita que o gestor saiba exatamente o que precisa ser feito para melhorar o desempenho da empresa.

Visão míope do negócio

Uma empresa que não aplica a contabilidade estratégica tem uma uma visão bastante míope sobre seus próprios processos. Isso quer dizer que a empresa não consegue identificar por que alguns resultados foram negativos, e segue sem saber de onde surgiram as ações que levaram a esses efeitos.

A contabilidade estratégica permite desenvolver uma visão ampla a fim de identificar os gargalos com maior agilidade e elaborar estratégias para eliminar os problemas o mais rápido possível.

Essas foram algumas informações sobre contabilidade estratégica. Para implementar esse processo, é importante também ter em mãos um bom balancete contábil. Trata-se de um relatório conciso cuja finalidade é apresentar o demonstrativo de todas as contas em movimento na empresa. Com ele, vai ser mais fácil visualizar as estratégias necessárias.

Quer acompanhar novidades que podem ajudar na saúde contábil da sua empresa? Curta a nossa página no Facebook!

CTA ContatoPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário