Contabilidade empresarial: confira sua importância!

contabilidade empresarial
14 minutos para ler

Você sabe o que é contabilidade empresarial? Os especialistas no tema afirmam que a contabilidade empresarial é um conjunto de atividades e de instrumentos utilizados pelos profissionais para controlar processos financeiros, tributários, fiscais e previdenciários, bem como garantir a aplicação das leis vigentes em cada período.

Saiba, ainda, que a contabilidade empresarial é também uma soma de atos que visam à manutenção da regularidade das empresas diante do governo, pela geração de relatórios, realização de análises e promoção de estudos relevantes para os gestores do negócio.

Entre esses atos, pode-se mencionar a apuração de impostos municipais, estaduais e federais, com emissão das respectivas guias, escrituração contábil, registro e emissão de notas fiscais, planejamento tributário e identificação de oportunidades e atendimento de obrigações acessórias com declarações que devem ser obrigatoriamente enviadas ao fisco.

Neste artigo, vamos citar todos os pontos mais importantes sobre esse assunto, o que fará, certamente, diferença no crescimento do seu empreendimento. Quer saber mais a respeito? Continue a leitura e descubra a importância da contabilidade empresarial no seu ramo de trabalho!

Para que serve a contabilidade empresarial?

A contabilidade empresarial tem várias funções e garante diversos benefícios para qualquer empreendimento. Por isso, é indispensável a contratação de, no mínimo, um contador. Mas, se você quiser a garantia de serviços especializados, é aconselhável terceirizar essas tarefas que vão servir de suporte para as tomadas de decisão.

Entre outros fatores, ela serve para determinar o fundo de emergência, que será guardado e sacado em casos extremos, estabelecer os valores que podem ser gastos nos setores internos, limitando despesas, e apontar as fontes de receitas, mostrando as operações mais lucrativas.

Uma assessoria eficaz vai influenciar no custo final dos produtos ou serviços, vai garantir a qualidade dos serviços, e pode até modificar o porte da empresa, enquadrando-a na opção tributária mais vantajosa para os empresários.

As projeções financeiras apontam os cenários para os quais podem ser direcionados os novos investimentos para obtenção de receitas. Isso pode ser feito antecipando-se o ciclo operacional de produtos ou serviços, incluindo gastos com estoque, manufatura e transporte.

A contabilidade empresarial separa os cálculos da pessoa física da empresa, permitindo que sejam mensurados os verdadeiros ganhos. Ademais, evita o endividamento, por controlar rigorosamente os débitos e a geração de recursos financeiros.

Com ela, os gestores terão uma visão mais acurada do cenário global das contas, podendo criar estratégias de crescimento e expansão. E, além disso, ao escolher terceirizar, os gastos são reduzidos, pois se dispensa a contratação de funcionários.

Os profissionais de contabilidade devem estar atualizados e capacitados, já que conhecem o mercado e as leis que são modificadas constantemente. Dessa forma, a contabilidade empresarial afeta de maneira bastante positiva os resultados da sua empresa.

Assim sendo, escolha com cuidado a empresa que fará a contabilidade do seu negócio, ela deverá atender às necessidades de gestão. Procure conhecer os fornecedores que atendem a essas demandas e busque mais informações sobre cada um deles.

Como ela funciona?

Essas medidas que são aplicadas para ajudar na administração e na análise de operações financeiras devem conter documentos com informações precisas. Os dados podem determinar a viabilidade de mudanças estratégicas e redistribuir novas atribuições aos colaboradores. Porém, algumas estratégias devem ser previamente definidas.

Para que tudo isso seja possível, a organização é primordial, possibilitando as projeções financeiras para a visualização de oportunidades e para o atendimento de compromissos. Portanto, todos os investimentos e gastos serão registrados e mantidos sobre controle, não importando se são fixos ou variáveis.

As despesas e contas devem estar sempre atualizadas e com pagamentos em dia para evitar multas e juros. As transações do caixa, as vendas de produtos, o capital de giro, enfim, tudo será minuciosamente controlado para evitar surpresas desagradáveis.

A tecnologia trouxe inúmeros benefícios para a contabilidade empresarial. Com ela, os processos são automatizados, são emitidas notas fiscais, e são realizados os pagamentos. É também uma grande aliada para os registros das contas, para controlar o fluxo de caixa e para otimizar o tempo.

Ou seja, esse conjunto de atividades reduz a inadimplência de forma eficaz. Você pode experimentar e perceberá o quanto é importante contar com um grupo de profissionais preparados para realizar essas tarefas. A melhora nos resultados é impactante!

Como aplicá-la em uma empresa?

Para aplicar a contabilidade empresarial na sua empresa, será necessário definir o regime tributário, identificando-se em qual categoria legal ela se encaixa. Os contadores fazem essa definição com base nas atividades e no porte do empreendimento.

O planejamento financeiro e a contabilidade fiscal podem ser avaliados pelos contadores antes que o negócio seja iniciado. Depois, todos os documentos e todas as transações influenciarão diretamente na contabilidade empresarial. É importante também estar atento aos projetos de leis do governo, pois podem ser concedidas isenções fiscais como forma de incentivo aos empreendedores.

Essa análise feita por um profissional qualificado vai evitar que sejam pagos impostos com valores acima do que realmente custam. Eles saberão dizer se o regime mais vantajoso é o Simples Nacional ou outro tipo diferenciado. Caso seja preciso alterar essa opção, eles o farão com expertise no assunto.

As obrigações acessórias também ficarão ao encargo de um contador, liberando os proprietários ou sócios desses entraves. As informações normalmente são enviadas ao governo por meio do Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (PGDAS).

Além disso, as receitas, os impostos, os encargos trabalhistas e previdenciários e as \folhas de pagamento ficarão sob a responsabilidade dos profissionais contratados. Eles cuidarão dos impostos usando um calendário específico para o seu empreendimento, evitando riscos de prejuízos por atrasos.

Uma alternativa interessante é a aquisição de softwares para auxiliar no gerenciamento, tendo em vista que já existem tecnologias que integram os dados e os processos, facilitando a rotina dos gestores. Elas garantem a segurança no armazenamento dos dados, deixando-os mais acessíveis e disponíveis em qualquer lugar do mundo.

As auditorias e consultorias não devem ser negligenciadas, já que apontam os erros gerenciais e também as melhores opções para o futuro. Acompanhe a leitura dos itens abaixo e aprenda um pouco mais sobre essa temática!

Qual a importância de aplicar corretamente as técnicas contábeis?

Neste tópico preparamos para você os principais motivos para a aplicação da contabilidade empresarial no seu negócio. A contabilidade é utilizada há vários séculos para fomentar o desenvolvimento das empresas. Não importa qual seja o ramo de atuação, os controles dos dados contábeis propiciam o equilíbrio institucional.

Os procedimentos contábeis evitam uma série de problemas com as legislações trabalhistas, previdenciárias, fiscais e ambientais. A contratação de uma equipe terceirizada para cuidar desse setor é uma maneira moderna de cuidar da sua empresa, permitindo que ela cresça de forma sustentável.

Ela vai estudar o histórico tributário e financeiro do seu negócio e definir um plano que esteja de acordo com as normas brasileiras, com o Código Tributário Nacional e com a Constituição Federal de 1988.

Diante disso, você estará prevenido contra ofensas à lei tributária, evitará erros no recolhimento de impostos ou descumprimento das obrigações acessórias, de modo que não seja penalizado pela aplicação de multas e juros. Sem falar que os gestores terão a oportunidade de efetivar uma gestão eficaz, usando os dados e planejando o futuro tendo ciência de todas as entradas e saídas de valores.

Esse planejamento financeiro somente acontecerá e dará resultados se for feito por alguém que entenda do assunto. O contador fará contato com o pessoal da área de gestão e com os sócios ou proprietários para alinhar os objetivos e ações. Ele pedirá todas as informações e esclarecerá todas as dúvidas para entender o funcionamento da empresa.

Quais as vantagens de utilizar esses recursos?

Como você deve ter observado, são muitas as vantagens de utilizar a contabilidade empresarial. Veja algumas delas nos tópicos abaixo. Acompanhe.

Reúne informações contábeis da empresa

A contabilidade empresarial possibilita a criação do banco de dados que contém todas as informações do seu empreendimento. Por meio dela, é mantido um histórico minucioso e detalhado das contas, das entradas e saídas, dos serviços efetivados, das correspondências eletrônicas e dos contatos telefônicos.

Todas as decisões tomadas na contabilidade empresarial são seguras por estarem baseadas em dados reais, dando aos empreendedores a tranquilidade de decidir sem desrespeitar os limites legais.

Oferece maior controle financeiro

O controle das finanças e o planejamento financeiro são analisados para a melhor compressão do fluxo de caixa. Com base nesse controle, os gestores vão estabelecer as metas que devem ser claras e atingíveis, para não desestimular a equipe.

É claro que isso é um diferencial, tendo em vista que os profissionais precisam ser eficientes, além de manter um controle financeiro empresarial rígido. O plano de ação será elaborado para que os projetos se tornem realidade, determinando os objetivos e as práticas, a delegação de tarefas, cronogramas, datas para avaliação de resultados e geração dos relatórios.

Auxilia na previsibilidade dos lucros

A contabilidade empresarial é de grande relevância, podendo até apontar a previsão de lucros. Com um estudo do cenário, essa previsão é certeira e os gestores determinam quais investimentos trarão maiores benefícios financeiros.

Os contadores orientam os empreendedores para que tomem decisões vantajosas e consigam expandir o mercado, aumentar os lucros e fazer os investimentos certos. Eles fazem diversas projeções e demonstrações financeiras, analisam créditos e débitos, apresentando análises inteligentes.

O orçamento anual elaborado pelos profissionais especializados evita gastos e impede a perda de recursos que seriam investidos de forma incoerente. E os estudos apresentados aos empreendedores apontam as possibilidades de otimização dos processos e de aproveitamento de benefícios e isenções fiscais.

Reduz custos

A principal vantagem é a redução dos custos que interferem na estratégia empresarial, a qual retira diretamente e indiretamente um número significativo de despesas operacionais. As obrigações contábeis, uma vez que forem terceirizadas, serão de responsabilidade de outra empresa em caso de ilicitude.

Os impostos e as folhas de pagamento passam a ficar ao encargo da terceirizada, que responderá pelos seus atos. Os cortes dos gastos ocasionam economia de recursos e o aprimoramento de outras atividades, com melhoria na qualidade de produtos ou serviços.

Enquanto isso, os gestores e outros profissionais podem focar nas suas tarefas e cuidar do seu trabalho com mais atenção. A dedicação desses colaboradores é de suma importância para a manutenção do negócio no mercado de consumo, por isso essa é uma vantagem indispensável.

Diminui encargos trabalhistas e previdenciários

Por outro lado, os encargos trabalhistas e previdenciários podem ser reduzidos, uma vez que não será necessário manter profissionais da área contábil no quadro de funcionários da sua empresa. E a qualificação dos contadores de uma terceirizada é uma das garantias fornecidas pelas prestadoras de serviço nesse ramo!

Os espaços internos da sua empresa serão otimizados, já que não será necessário ter instalações físicas especialmente para esse setor. Reorganize as salas, a localização do pessoal e verifique se ocorre o aumento da produção da sua equipe, que terá mais qualidade de vida no trabalho.

Aumenta a segurança no envio dos dados

Sobre a segurança, já mencionamos que a terceirização assume a responsabilidade pelo setor contábil, já que os seus contadores estão sempre recebendo treinamento para oferecer o melhor serviço aos clientes. Isso libera os demais colaboradores de tarefas e preocupações constantes, pois tudo fica definido por meio de um contrato assinado por ambas as partes.

Enfim, as vantagens são incontáveis, e muitas delas encontram-se espalhadas ao longo deste post. É praticamente impossível descrever o funcionamento da contabilidade empresarial ou a importância da aplicação dessas técnicas sem registrar os benefícios que dela advém!

Quais são os maiores desafios da atualidade nesse setor?

Os maiores desafios desse ramo são as atualizações constantes na legislação, no mercado e nas tecnologias. A revolução tecnológica exige que os profissionais de todas as áreas estejam sempre aprendendo e se aperfeiçoando, e na área contábil não poderia ser diferente.

Por isso, os contadores devem estar sempre atentos às novas tendências da contabilidade, para que não fiquem desatualizados. Tudo se modifica constantemente e com uma rapidez incrível, como os desejos dos consumidores, as técnicas de marketing e os quadros de colaboradores especialistas em diversas técnicas.

Esses são os profissionais multitarefas que não lidam apenas com questões burocráticas, eles fazem muito mais do que apresentar cálculos e informar os valores dos tributos. Eles têm outras formações sendo verdadeiros gestores, com capacidade para administrar negócios grandes ou pequenos!

Além dos conhecimentos técnicos contábeis, exige-se deles que saibam sobre gestão empresarial, técnicas de negociação, capacidade de elaborar e efetivar pesquisas, noções sobre leis tributárias, entre outros.

Além disso, eles devem prestar assessoria e consultoria, apontando erros cometidos pelos empresários, fornecendo informações importantes sobre o SPED e construindo planos de gestão para auxiliar os gestores ou administradores. Para isso, utilizam softwares como o Customer Relationship Management (CRM).

Como uma assessoria contábil pode auxiliar no sucesso do negócio?

A assessoria contábil auxilia na tomada de decisão e faz com que o empreendimento seja mantido no mercado, impulsionando vendas e aumentando o sucesso do negócio. As ferramentas contábeis interferem nas estratégias que impulsionam o crescimento, permitindo o destaque sobre a concorrência.

Os profissionais da contabilidade também fazem uma análise do histórico das finanças da empresa, identificando as razões de ganhos e perdas. Assim, podem planejar despesas com fornecedores e clientes, que não prejudiquem as negociações e conseguem separar os valores que ficarão em caixa.

Na posse dos dados contábeis, planejam o futuro do negócio nos próximos anos que virão, sabendo quais são as possibilidades de crescimento e como vão atrair investidores. Conseguem ainda oferecer um serviço personalizado e único para cada contratante, conhecendo todas as ferramentas e armazenando dados na nuvem.

Enfim, a contabilidade empresarial é uma solução que atinge positivamente todas as áreas de qualquer negócio. Ela faz a implementação das novas tecnologias e seus profissionais estão sempre atualizados, garantindo a eficiência e a eficácia na prestação dos serviços.

Achou interessante esse conteúdo sobre contabilidade empresarial? Tem dúvidas sobre assuntos relacionados a essa área? Então leia também nosso artigo que explica o que você deve fazer para terceirizar os serviços de contabilidade em sua empresa!

CTA ContatoPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário