Contabilidade consultiva: saiba como implementá-la na empresa

contabilidade consultiva
6 minutos para ler

A contabilidade consultiva é uma abordagem que subverte a contabilidade tradicional. Em vez de apenas oferecer serviços burocráticos no âmbito fiscal e/ou trabalhista, a contabilidade consultiva vai além disso, oferecendo suporte para decisões a nível estratégico. 

De modo geral, essa nova visão de contabilidade traz uma interação mais próxima entre a empresa de contabilidade e o empresário. Ambos trabalham de forma colaborativa em prol do desenvolvimento do negócio.

Quer saber mais como se dá esse processo? Acompanhe este texto e conheça como a contabilidade consultiva funciona na prática, quais as vantagens e como pode ser implementada na sua empresa. Confira!

Como funciona na prática a contabilidade consultiva?

A contabilidade consultiva é uma via de mão dupla entre a empresa de contabilidade e o empresário. Esse último tem o compromisso de fornecer informações sobre o andamento e movimentação de sua empresa.

Com esses dados, do outro lado, a empresa de contabilidade acompanha os números e promove planos de ações de acordo com as necessidades daquele negócio. 

Assim, a empresa de contabilidade e o empresário desenvolvem conjuntamente estratégias e técnicas de gestão da maneira mais dinâmica possível. O que viabiliza analisar as movimentações da empresa e gerar indicadores que servirão como suporte para estratégias de planejamento.

Dessa forma, a contabilidade consultiva torna-se parceira de empresas dos mais diferentes portes. Ela ajuda o empresário a ter uma visão mas ampla a partir dos relatórios contábeis e obter em mãos informações que antes eram desconhecidas. 

Quais são os benefícios de se utilizar da contabilidade consultiva?

Além de servir como braço direito nas decisões da empresa, a contabilidade consultiva oferece outras vantagens. Essas podem impactar os processos internos e trazer mais lucro para a empresa. Vejamos mais detalhes a seguir.

Inovação

A contabilidade consultiva é uma ótima oportunidade para as empresas inovarem. Para que essa nova abordagem de contabilidade funcione, é preciso caminhar de braços dados com a tecnologia e o uso estratégico de dados.

Nesse sentido, a contabilidade consultiva fornece relatórios automatizados e permite o cruzamento de diferentes dados. Isso facilita a identificação de erros e modifica a maneira de realização dos processos internos. 

Também a contabilidade consultiva permite que a empresa adote novas tecnologias, tais como, a assinatura eletrônica, a digitalização de documentos e o uso do certificado digital. Esses recursos contribuem para que a contabilidade da empresa seja mais eficiente, dinâmica e inovadora. 

Redução de custos

A contabilidade consultiva também é eficiente para a diminuição dos custos. Isso se deve ao fato de que, ao entender as operações do negócio e ter uma visão mais sistematizada, o empresário consegue realizar ajustes de níveis contábil e financeiro.

A empresa de contabilidade pode, por exemplo, recomendar ao empreendedor identificar diferentes maneiras de realizar a elisão fiscal. Isto é, manter o negócio de acordo com a legislação e com o Fisco, porém adotando práticas mais econômicas e produtivas. Assim, há uma considerável redução dos custos sobretudo com pagamento de tributos. 

Além disso, é importante considerar que a contabilidade consultiva reduz custos a partir da diminuição dos erros nos processos.

Por exemplo, é comum que o empreendedor acabe perdendo dinheiro ao realizar pagamento de multas por não adotar processos mais eficientes. Com a contabilidade consultiva, esses erros são menos suscetíveis de ocorrer e com isso não há perda de receita decorrente desse motivo. 

Planejamento mais aprofundado

Empresas que estão em estágio inicial de implementação em um novo mercado ou estão buscando uma internacionalização precisam estar rodeadas de bastante números e informações. A contabilidade consultiva pode ajudar muito nisso.

Isso porque ela apresenta análises contábeis e financeiras que ajudam a fundamentar decisões e elaborar planejamentos mais aprofundados. Como resultado disso, aumenta-se a a probabilidade de que os resultados esperados sejam alcançados. 

Melhor aproveitamento do setor de contabilidade

Alguns empresários querem que o setor de contabilidade da companhia seja otimizado. No entanto, não conseguem saber como fazer isso. A saída é simples: basta adotar a contabilidade consultiva.

Essa nova concepção de contabilidade ajuda a renovar a visão sobre os processo contábeis, tendo uma perspectiva externa, a empresa pode se ajustar sendo mais eficiente. Algumas dessas modificações podem ser:

  • aproveitar melhor créditos e outros benefícios fiscais;
  • elaborar e acompanhar indicadores de resultados;
  • identificar possíveis riscos fiscais;
  • apresentar relatórios em tempo real;
  • controlar os custos e as despesas de maneira mais incisiva;
  • apurar o fluxo de caixa de forma mais efetiva.

Como a contabilidade consultiva pode ser implementada?

Assim como acontece com qualquer nova introdução de processos na empresa, a contabilidade consultiva precisa ter o terreno arrumado. Nesse sentido, a empresa precisa adotar uma série de procedimentos para se tornar pronta a utilizar uma nova abordagem. A seguir mais detalhes.

Realize o levantamento de dados

A contabilidade consultiva não pode trabalhar no escuro. Ela precisa de dados atualizados para garantir o sucessos de suas estratégias. Nesse sentido, se ainda não o fez, o empresário deve realizar juntamente ao setor de contabilidade um levantamento dos dados contábeis.

É preciso ter na ponta do lápis os valores do fluxo de caixa, quais tributos pagos, balanço patrimonial, dentre outros detalhes. Quanto mais aprofundadas forem as informações, melhor o diagnóstico da situação da empresa.

Determine o perfil que a empresa quer assumir

Conhecendo as suas dimensões, a empresa terá condições de se articular para uma estratégia mais audaciosa.

Por exemplo, deixando de ser mais pé no chão e assumindo um perfil mais ambicioso, investindo em novos setores do mercado ou adquirindo outras empresas. A decisão de assumir esse perfil ajuda bastante a articular uma estratégia conjunta com a contabilidade consultiva.

Contrate uma ajuda especializada

Para ajudar a empresa a chegar onde quer, vai ser inevitável contratar uma ajuda especializada. Contar com os serviços de uma empresa que oferece a abordagem da contabilidade consultiva pode agilizar o processo de evolução que a empresa almeja.

Por exemplo, contabilidade consultiva tem o esforço de compreender o contexto do mercado, entender a real necessidade do empreendedor e dar suporte para as tomadas de decisões. Dessa forma, será possível elaborar um plano de ação com altas chances de ser bem sucedido.

Essas foram algumas informações sobre a contabilidade consultiva. É importante destacar a necessidade de contratar uma boa empresa para ajudar a implementar essa abordagem. Nesse sentido, busque empresas de renome, com vasta experiência nesse processo e que você, empresário, sinta-se confiante.

Quer conhecer outras abordagens da contabilidade? Leia agora mesmo este texto e descubra como funciona a contabilidade colaborativa.

CTA ContatoPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário