Entenda o que é contabilidade colaborativa e quais são os seus benefícios

contabilidade colaborativa
6 minutos para ler

Processamento e entrega de declarações, escrituração de notas fiscais emitidas e recebidas, essas são algumas das atividades que a contabilidade tradicional oferece. No entanto, com o aumento da complexidade das tomadas de decisão e informatização de dados, a contabilidade tradicional tem sido substituída pela contabilidade colaborativa.

Essa é uma nova modalidade do segmento contábil que ganhou atenção no mercado. Algumas das razões para isso são economia de tempo e dinheiro, maior sincronização com os Fisco e atualização de informações em tempo real. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este texto, conheça o conceito de contabilidade colaborativa, como funciona na prática e descubra seus principais benefícios. Confira!

Qual é a definição e como funciona a contabilidade colaborativa?

Como o próprio nome sugere, a contabilidade colaborativa é uma abordagem com maior interação entre o cliente, o contador e o Fisco. Trata-se de uma nova abordagem na prestação de serviços contábeis. Além de atender às demandas da contabilidade tradicional, a contabilidade colaborativa tem o papel de assessorar o cliente na gestão do negócio e do patrimônio.

De modo geral, a contabilidade colaborativa se baseia em um ambiente informatizado, onde o compartilhamento de informações é feito por meio de softwares e arquivos em nuvem. Esse tipo de abordagem permite que o cliente encaminhe documentos e faça a extração de relatórios a qualquer momento. Do outro lado, o contador e sua equipe realizam seu trabalho conforme a demanda do cliente, sugere modificações ou avalia novos cenários.

Quais são os principais benefícios de implementar a contabilidade colaborativa?

Hoje em dia, cortar curtos e ficar sincronizado com as exigências contábeis são algumas das necessidades urgentes de qualquer setor contábil de uma empresa. Com a contabilidade colaborativa, esses e outros objetivos podem ser facilmente alcançados. Veja mais a seguir.

Uso da tecnologia como aliada de todos os profissionais

A tecnologia foi uma das responsáveis por possibilitar a revolução do segmento contábil. Desde que ela se tornou acessível, o governo federal tem desenvolvido plataformas online cada vez mais especializadas na troca de informações. Isso tem exigido que contadores e seus clientes se adaptem a esse processo tecnológico, caso contrário podem ser punidos pela lei.

Nesse sentido, a contabilidade colaborativa desempenha um papel de compartilhar informações com o Fisco de maneira mais direta e eficiente. Com isso, todos os profissionais se beneficiam.

Economia de tempo e recursos

O tempo é uma das moedas de troca mais preciosas para qualquer empresário. Nesse contexto, a contabilidade colaborativa só veio beneficiar. Isso porque ela oferece uma série de ferramentas que visam reduzir o tempo gasto em rotinas burocráticas, permitindo o compartilhamento de informações de forma rápida.

Além disso, a contabilidade colaborativa permite a economia de recursos. Por meio do envio de dados via internet é possível economizar com custos operacionais. Por exemplo, reduzem-se bastante os gastos advindos de material de escritório e contratação de funcionários. Isso é muito interessante principalmente para micro e pequenas empresas.

Facilidade no intercâmbio de informações

A contabilidade colaborativa permite que a informação fique a um toque de distância. Isso porque ela oferece a possibilidade de o cliente fornecer os dados necessários de onde e quando quiser. Assim, Com a ajuda do contator, a atualização contábil é feita em tempo real.

Além disso, contadores podem informar seus clientes sobre a legislação tributária que muda constantemente. A partir disso, eles sugerem decisões que devem ser tomadas no âmbito fiscal e contábil.

Estreitamento das relações entre cliente e contador

A contabilidade colaborativa permitiu que a relação entre o cliente e o contador fique mais próxima. Isso quer dizer que o contador pode ficar cada vez mais a par do negócio do seu cliente, favorecendo a transparência das transações e assumindo posições mais orientadoras. Com isso, os clientes se sentem mais à vontade para solicitar conselhos a respeito de decisões financeiras.

Maior segurança ao fisco

Outra vantagem que a contabilidade colaborativa trouxe é o fortalecimento da segurança com o Fisco. Isto é, o cliente tem mais condições de compartilhar informações com o governo, reduzindo os riscos da empresa descumprir obrigações legais e prazos.

Dessa forma, a contabilidade colaborativa permite criar balanços contábeis mais estruturados e rígido controle financeiro. Esses fatores permitem construir uma proteção jurídica para a empresa. Nesse sentido, as organizações agem dentro da legalidade e ficam isentas de pagar multas ou valores extras ao governo por desrespeitarem a legislação.

Documentação sempre atualizada e organizada

As empresas que têm interesse em participar de licitações públicas e concorrências privadas sabem muito bem o quanto é fundamental ter sempre em mãos os documentos que comprovem as atividades do negócio. A contabilidade colaborativa veio facilitar a organização desses documentos de forma a deixá-los mais atualizados.

Dessa maneira, as empresas conseguem se destacar da sua concorrência, pois têm a documentação exigida de forma organizada e instantânea. Com isso, o cliente consegue atender perfeitamente às exigências do processo licitatório e sobra tempo para negociar preços e condições de atuação.

Facilidades na obtenção de crédito

Uma empresa que está em crescimento, provavelmente, vai precisar de crédito para ampliar a sua matriz ou seus produtos e serviços. No entanto, a oferta de crédito está diretamente relacionada ao balanço contábil do negócio. Se este não apresenta uma escrituração patrimonial saudável ou tem uma documentação deficitária, é natural que instituições financeiras recusem o empréstimo.

Nesse contexto, a contabilidade colaborativa permite que os processos contábeis sejam mais padronizados. Os balancetes são feitos de maneira mais clara e organizada. Como resultado, as instituições financeiras vão dar mais valor à sua empresa.

Essas foram algumas informações sobre a contabilidade colaborativa. Usufruindo desses benefícios é possível que a empresa se destaque à frente da concorrência. Afinal, ela não apenas cumpre com as exigências operacionais e burocráticas, mas detém conhecimento estratégico.

Quer receber novidades para a saúde contábil da sua empresa no seu e-mail? Então, assine a nossa newsletter!

CTA ContatoPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário