Contabilidade 4.0: entenda mais sobre o assunto

contabilidade 4.0
6 minutos para ler

As novas tecnologias deram origem à contabilidade 4.0, que originou uma série de mudanças nesse mercado de trabalho. As modificações trouxeram desafios para os profissionais dessa área e uma série de vantagens para os contadores. Esse assunto ainda é novo, mas impacta o cenário contábil e fiscal, transformando os processos e facilitando as atividades desse departamento.

Neste artigo, vamos explicar o que é a contabilidade 4.0 e mostrar como ela pode ser definida como um novo perfil do contador. Além do mais, vamos apresentar perspectivas e tendências desse universo e apontar como esse conceito pode aumentar a produtividade do escritório contábil. Aqui, você descobrirá a importância dos contadores usarem as tecnologias.

Deseja compreender como é possível se adaptar à contabilidade 4.0 e as maneiras de como fazer isso? Continue a leitura!

Saiba o que é a contabilidade 4.0

Esse é um conceito que se originou da indústria 4.0, ou quarta revolução industrial, que se tornou visível com a chegada da automação. As inovações tecnológicas influenciaram o setor contábil, automatizaram funções e modificaram a maneira dos contadores atuarem. As funções que antes eram feitas pelos profissionais agora são realizadas por recursos digitais.

As soluções atuais fazem a escrituração, apuram os impostos e os encargos, recebem os documentos fiscais automaticamente etc. Por esse motivo, a contabilidade 4.0 pode ser definida como um novo perfil do contador. Os contadores modificaram os seus comportamentos e passaram a desempenhar um papel mais estratégico em empresas e escritórios contábeis.

Portanto, a contabilidade 4.0 refere-se à automatização dos serviços contábeis e à transformação dos contadores em profissionais essenciais para a criação de estratégias e tomada de decisões em empreendimentos. As atividades convencionais que dependiam do uso de calculadores e livros antigos já não fazem mais parte das rotinas contábeis e dos modelos tradicionais de escritórios.

Compreenda quais são as perspectivas da contabilidade 4.0

No mercado contábil, as perspectivas remetem ao surgimento de novas soluções tecnológicas que vão aprimorar ainda mais a contabilidade das empresas. Vários recursos conquistam o seu espaço e, em breve, farão parte do cotidiano de todos os negócios.

A seguir, veja algumas tendências que continuarão a impactar esse setor nos próximos tempos!

Armazenamento em nuvem

O uso do armazenamento em nuvem aumenta a segurança e a economia na área contábil. Essa possibilidade é importante para a guarda dos documentos e aumenta a produtividade dos contadores, pois reduz a quantidade de papéis impressos e elimina o retrabalho. Com ela, os documentos contábeis ficam armazenados em ambiente cloud e acessíveis aos contadores.

Home office

Com o armazenamento em nuvem e o uso de inovações tecnológicas que ajudam a gerenciar os colaboradores, é possível que os profissionais trabalhem em home office. As novas tecnologias permitem a realização das tarefas por meio da Internet, de modo que os contadores não precisam mais se deslocar até a empresa ou o escritório de contabilidade todos os dias.

Certificação digital

O certificado digital possibilita que o contador assine os documentos de forma virtual. Devido à segurança proporcionada pela criptografia, essa assinatura tem a mesma validade daquelas reconhecidas em cartórios. Dessa maneira, os contadores podem trabalhar à distância e expandir a sua área de atuação, assim como as empresas também podem fazer uso dessa tecnologia.

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial (IA) é um tipo de tecnologia que permite o aprendizado das máquinas. Ela ajuda com a gestão dos documentos fiscais, realização de cálculo de rescisão e de tributos e de auditorias etc. Essa ferramenta precisa ser conhecida e usada pelos profissionais que pretendem ficar atualizados e atender com excelência os seus clientes.

Veja como a contabilidade 4.0 pode aumentar a produtividade

A Contabilidade 4.0 pode trazer diversos benefícios para os contadores, já que ela facilita e otimiza várias ações. A automatização tecnológica agiliza a execução das atividades, melhora a produção e gera economia. Ela é relevante para a produtividade dos escritórios contábeis e das empresas que almejam reduzir custos e oferecer serviços de qualidade.

Além disso, é possível usar ferramentas de gestão contábil para agregar valor e ganhar tempo no escritório contábil. Essas soluções automatizam os processos repetitivos e evitam que ocorram erros, além de se integrar com outras ferramentas tecnológicas para não perder informações relevantes. A contabilidade 4.0 conta com a geração de relatórios relativos à apuração de impostos e muito mais.

Confira a importância do contador se adaptar à contabilidade 4.0

É muito importante se adaptar à contabilidade 4.0 porque ela melhora a entrega dos serviços. Os robôs inteligentes executam várias tarefas — que até pouco tempo ocupavam horas de trabalho do contador— em questão de minutos. Diante disso, os contadores podem se dedicar às atividades que exigem intelectualidade e visão estratégica.

As tecnologias melhoram o cumprimento dos prazos, evitam as perdas e as falhas que causam problemas ao departamento contábil. Elas livram as empresas e os escritórios de sofrer penalidades e multas que são aplicadas pela fiscalização, se houver erros nos procedimentos. Por exemplo, a digitação de um código incorreto prejudica o recebimento dos documentos pelo Fisco.

Contudo, na contabilidade 4.0, isso não acontece devido ao uso de ferramentas de automação e gestão. Elas enviam alertas quando os prazos se aproximam, para que sejam cumpridos em dia. Sendo assim, os contadores podem trabalhar com tranquilidade e evitar armários com documentos arquivados, pastas físicas e pilhas de papéis que ficam expostas.

Descubra como se adaptar à contabilidade 4.0

Os contadores precisam se adaptar à contabilidade 4.0 para aproveitar todas as oportunidades que as tecnologias oferecem. Eles vão enfrentar desafios, mas se estiverem atualizados, conseguirão atender às demandas do mercado e obter destaque em sua área de atuação. Para isso, é necessário desenvolver uma visão estratégica e aceitar que as ferramentas realizem o trabalho burocrático e operacional.

O contador que permanecerá atuante nos próximos anos é o consultivo, que olha para os números e aconselha as tomadas de decisões dos gestores. O sucesso dependerá do uso de soluções tecnológicas e de informações que vão diferenciar esse profissional. É aconselhável também investir em especializações, para fazer o que as máquinas não fazem.

Entendeu do que se trata a contabilidade 4.0? O contador que deseja fazer a sua adaptação em relação a esse novo conceito deve se manter disposto a se atualizar constantemente. Ele enfrentará novos desafios, porém, encontrará excelentes oportunidades para alavancar a sua carreira e precisará investir em networking, estar presente em workshops, seminários e palestras.

Achou interessante? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e espalhe a notícia para seus colegas de trabalho!

CTA Contato
Você também pode gostar

Deixe um comentário