Contabilidade 4.0: entenda mais sobre o assunto!

contabilidade 4.0
7 minutos para ler

A transformação digital trouxe consigo essa novidade conhecida como contabilidade 4.0, a qual está associada às inovações tecnológicas que integram os sistemas de fiscalização do governo com os dos clientes. Essa modernidade faz parte de um modelo atual para a realização de atividades de modo dinâmico e que facilita a criação de estratégias.

Neste post, vamos apresentar essa novidade e falar sobre as suas características principais. Aqui você vai entender o que é a contabilidade 4.0 e como ela está relacionada às mudanças advindas das novas tecnologias. Ela traz aos empreendedores alguns desafios referentes às atualizações de ferramentas contábeis.

Caso você queira saber como está o mercado de contabilidade e como é possível preparar os seus colaboradores para realizar as suas tarefas diárias após a chegada dessa solução incrível, leia este artigo até o fim. Afinal de contas, a conscientização das equipes sobre a modernização é essencial para o sucesso do seu negócio.

O que é a contabilidade 4.0 e a transformação digital?

Para entender os termos de contabilidade 4.0 é necessário compreender o que é a indústria 4.0, que serviu de base para o seu surgimento. A indústria 4.0 é um movimento de modificação dos meios produtivos com a aplicação de novas metodologias informatizadas, que está rompendo os modelos tradicionais que tinham por base os procedimentos manuais.

A contabilidade 4.0 está apoiada no uso de soluções automatizadas oriundas da indústria 4.0 e que agregam valor aumentando a produtividade dos colaboradores de uma empresa. A principal vantagem dela é que está sendo um diferencial para a criação de estratégias que impactam nos resultados dos empreendimentos, com o fornecimento de dados exatos e precisos aos gestores.

A transformação digital é a consequência do uso da internet e da tecnologia que está modificando as estruturas organizacionais e promovendo melhorias no desempenho de processos internos. Como você pode observar os três conceitos estão intimamente interligados e estão causando mudanças radicais no cenário empresarial do mundo inteiro, passando a ser fundamentais para a sobrevivência das organizações.

Quais são as características da contabilidade 4.0?

Os profissionais da área contábil já não usam apenas os livros fiscais e as calculadoras para as suas atividades de rotina, tendo em vista que a computação e a tecnologia da informação oferecem excelentes opções de trabalho. A contabilidade 4.0 permite a aplicação de ferramentas relacionadas à revolução tecnológica, tais como:

  • internet das coisas;
  • inteligência artificial;
  • automação;
  • cloud computing;
  • softwares;
  • aplicativos.

Atualmente os documentos como notas fiscais, documentos auxiliares, livros diários e balanços são autenticados e armazenados eletronicamente. Os arquivos XML que fazem parte dos sistemas contábeis facilitam o acesso dos colaboradores, dos clientes e dos órgãos de fiscalização oferecendo transparência aos procedimentos realizados.

Quais são os principais desafios da contabilidade 4.0?

Existem vários desafios para os colaboradores que atuam na contabilidade 4.0 apesar dos avanços conquistados nessa área. Eles esse deparam constantemente com panoramas diferenciados, padrões tecnológicos sofisticados e precisam se adaptar rapidamente aos mais variados contextos. Confira a seguir os principais desafios que eles enfrentam!

Acompanhar as atualizações

A cada dia surgem novas tecnologias trazendo soluções ainda mais aperfeiçoadas para o segmento contábil. Diante disso, os colaboradores do ramo devem ser dinâmicos e estar focados nas mudanças legislativas que evoluem juntamente das inovações.

Aqueles que acompanham a evolução dos sistemas oferecem mais segurança e excelência na sua função. Se os profissionais não estiverem atentos, a empresa pode receber multas e outras penalidades aplicadas pelo Fisco, causando prejuízos às finanças.

Apresentar comunicação ágil

As ferramentas digitais ajudam a agilizar a comunicação com os clientes e parceiros dos negócios e melhoram os relacionamentos aproximando todos os envolvidos. Na contabilidade 4.0 está presente o uso do Skype, Hangouts, WhatsApp e outros softwares de comunicação ágil que possibilitam a interação entre os interessados.

Apostar no marketing digital

O marketing digital é responsável pela divulgação de produtos e serviços nas redes sociais como o Facebook, LinkedIn, YouTube e Instagram. Hoje, o investimento nesse tipo de publicidade tornou-se imprescindível para alcançar o público-alvo, construir a imagem e a marca das empresas.

Você consegue encontrar agências especializadas em gerenciamento de redes sociais e de blogs corporativos que cuidam do marketing usando linguagem profissional e acessível em conteúdos de ótima qualidade. Vale a pena investir por se tratar de um diferencial competitivo que coloca os seus adeptos em situação de vantagem frente a concorrência.

Conscientizar a equipe sobre a modernização

As mudanças no ambiente de trabalho podem causar resistência nos colaboradores que estão acostumados a realizar os serviços de um único modo. Por isso é importante que os líderes conversem com as equipes e expliquem o funcionamento das novas soluções, apontando os benefícios que podem ser obtidos com elas para promover a sua aceitação.

Seja objetivo para ser compreendido e esteja disposto a dialogar com o grupo. É importante aceitar sugestões e ouvir atentamente as críticas para verificar se há chances de melhorar ainda mais os sistemas contábeis. Além disso, ofereça treinamentos para que todos aprendam a usar as novas ferramentas em suas rotinas.

Uso da tecnologia

A tecnologia é a base da contabilidade 4.0, porém, ela não vai substituir os profissionais especializados do setor contábil. Ao contrário, ela está auxiliando os colaboradores que se tornaram ainda mais importantes por oferecer orientações úteis à criação de estratégias que permitem a alavancagem dos negócios.

Como está o mercado de contabilidade?

A instabilidade econômica requer o uso cuidadoso dos recursos financeiros para que as empresas se mantenham ativas e saudáveis. Dessa forma, os contabilistas são essenciais por que controlam as movimentações financeiras e todas as obrigações tributárias dos empreendimentos, realizando análises para apontar lucros ou prejuízos em cada período.

Consequentemente, o mercado de contabilidade é bastante competitivo por ser uma área indispensável para o crescimento das organizações empresariais. Os profissionais que pretendem permanecer atuando no segmento contábil e financeiro têm o dever de se manter informados sobre as inovações tecnológicas além de oferecer ótimos serviços. Estão abarcados nesse contexto os seguintes colaboradores:

  • peritos;
  • contadores;
  • analistas;
  • auditores;
  • gerentes;
  • consultores.

As perspectivas para o futuro apontam para maiores investimentos em auditorias ambientais, contabilidade ecológica, contabilidade estratégica e investigação de fraudes para burlar a fiscalização. Sendo assim, os salários são promissores para os profissionais que estiverem dispostos a continuar buscando o aperfeiçoamento na sua área de atuação.

A terceirização é uma boa opção para as empresas que desejam contar com uma equipe especializada e capacitada para oferecer todo o suporte necessário. Ao contratar uma terceirizada você dispensa a contratação de novos colaboradores e fica livre de encargos trabalhistas e previdenciários. Além do mais, os parceiros especialistas já estão atualizados conforme a contabilidade 4.0 para evitar a ocorrência de falhas nos serviços.

Gostaria de saber mais sobre contabilidade 4.0? Então, leia o nosso próximo conteúdo Business Intelligence na contabilidade: o que é e quais as vantagens e fique por dentro!

 

CTA ContatoPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário