Quais os sinais que a empresa necessita de uma consultoria contábil?

consultoria contábil
7 minutos para ler

Ter um bom direcionamento dentro da empresa é fundamental para tomada de solução adequada e aumento das chances de desenvolvimento do negócio. No entanto, para que isso aconteça, erros devem ser evitados com a finalidade de evitar impactos negativos no processo. Nesse caso, o ideal com uma consultoria contábil.

Trata-se de um serviço prestado por meio de uma empresa ou profissional especializado, que tem a função de orientar e ajudar na gestão do negócio, controlar finanças, organizar os setores, analisar dados e informações, identificar falhas, propor soluções para resolvê-las, entre outras atividades, em vários tipos de áreas, seja financeira, tributária, fiscal etc.

Quer saber quais são os sinais que demonstra que é o momento de ter uma boa consultoria contábil como aliada? Então, continue a sua leitura!

Falta de projeção do desenvolvimento da empresa 

Existem muitos fatores que influenciam no crescimento de um negócio, tanto externos como internos. Dessa forma, um profissional qualificado no ramo da contabilidade pode auxiliar na elaboração de uma projeção realista e adequada à situação atual da empresa de médio e longo prazo, para que as estratégias criadas sejam direcionadas em metas claras, objetivas e alcançáveis. 

Plano de negócios não realizado 

O plano de negócio é uma ferramenta essencial, que deve ser criada antes da abertura da instituição. Depois que o negócio inicia suas atividades, esse plano vai sendo readequado quando necessário. Isso porque, imprevistos e variações no mercado podem ocorrer, obrigando que aperfeiçoamento sejam realizados.

No entanto, para que gere os resultados esperado, é importante que ele apresente metas tangíveis e a previsão dos recursos que serão aplicados para a sua execução. 

Quando a empresa não tem a ajuda de um consultor contábil, é comum que o plano não seja efetivado, principalmente por falta de conhecimento dos gestores sobre o assunto e quais medidas tomar perante os desafios, por isso, a importância desse serviço. 

Falta de orientação em relação ao pagamento de taxas e impostos 

O sistema tributário brasileiro é muito complexo, além da carga tributária elevada e que gerava impactos diretos no caixa da empresa. Diante disso, é difícil cumprir com todos os pagamentos de tributos e obrigações acessórias sem contar com a colaboração de um profissional que entenda sobre essas atividades, correndo sérios riscos de ter problemas com o Fisco e ser penalizado. 

Um dos principais motivos para que isso aconteça, é que estão três regimes tributários estão disponíveis para o enquadramento da organização, sendo eles: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional, sendo que fazer a escolha ideal não é tão simples assim, já que diversos aspectos relacionados à característica do negócio devem ser avaliados.

Uma escolha errada tem diversas consequências, como pagamentos desnecessários, causando prejuízos para a empresa, além de erros que podem levar a aplicação de multas pesadas, que podem levar à suspensão das atividades e falência do estabelecimento. Então, é preciso estar atento quanto a isso. 

Desorganização quanto ao planejamento tributário 

A elaboração de um bom planejamento tributário é uma ótima estratégia para vencer os desafios propostos pela complexidade tributária brasileira, já que por meio dele é possível elaborar um cronograma de cumprimento de todas as obrigações, além de encontrar meios legais para pagar os impostos adequados e reduzir a incidência e alíquotas relativas aos tributos. 

O adequado é que no início das atividades e em cada ano seja realizado um novo planejamento, que vai não só apontar qual a melhor tributação para a situação atual da organização, como também vai avaliar toda a trajetória para identificar os acertos e erros e, dessa forma, criar as melhores práticas a serem praticada com foco na prevenção nos casos de obrigações e correções de falhas relacionadas às responsabilidades fiscais e tributária. 

Incapacidade para realizar os projetos 

Quando os projetos da empresa são iniciados, mas não chegam ao resultado, significa que algo não deu certo no meio do caminho. Projetos não concluídos ou concluídos sem sucesso pode ser frutos de várias causas, como falta de capital, gerenciamento ineficiente, entre outras. 

Nessa situação, o consultor contábil pode ser bastante útil para averiguar a situação do negócio e orientar sobre as melhores medidas a serem tomadas naquele momento.

Dificuldade na classificação de produtos 

Classificar os produtos também é uma dificuldade para muitos gestores, e qualquer falha nesse processo pode gerar vários problemas perante os órgãos fiscalizadores. Ao contar com uma contabilidade eficaz, esse problema pode ser resolvido, já que os profissionais têm a experiência necessária para ajuda a definir os parâmetros adequados na classificação dos itens.

Redução do faturamento 

Caso o faturamento da empresa vem reduzindo mês após mês, pode ser o indício de que a saúde financeira não está muito bem, o que vai refletir na expansão da organização. Não entender o motivo que está levando a essa perda pode ser bastante perigoso, já que a aplicação de estratégias e investimentos em áreas erradas podem tornar o caso ainda pior. 

Construir um trabalho com o apoio de um consultor para encontrar eventuais lacunas da gestão financeira pode salvar o negócio e, ainda, conseguir fazer com que ele se torne mais lucrativo. 

Ter dúvidas sobre cortar gastos ou investir 

Controlar as receitas e despesas é essencial para o gerenciamento financeiro do negócio e para a sua manutenção. Para isso, é necessário entender como selecionar os gastos desnecessários e que podem ser eliminados e os setores que requerem um maior investimento por apresentarem um bom potencial retorno. 

Realizar essa identificação não é fácil, mas com uma boa consultoria contábil é possível conseguir toda a orientação necessária para que consiga otimizar de maneira inteligente todos os recursos financeiros da instituição. 

Desatualização das informações financeiras e contábeis 

Contar com dados financeiros e contábeis desatualizados é um risco grande para o negócio, já que eles dificultam de forma relevante o processo de tomada de decisão 

Essa situação, além de deixar os gestores sem informações para aplicar as principais estratégias nas operações, podem gerar problemas com o Fisco. Portanto, para evitar esse tipo de dor de cabeça, é importante contratar uma consultoria contábil para ter em mãos dados confiáveis e precisos. 

Não entender a legislação vigente

As leis brasileiras são alteradas com frequência. Sendo assim, não contar com um especialista para se atualizar sobre essas mudanças pode significar um risco, pois é possível que o gestor ou um colaborador se equivoque no momento de cumprir alguma obrigação e, dessa forma, sofrer sanções dos órgãos fiscalizadores. 

Agora que você já sabe quais são os problemas mais comuns da empresa e que indicam a necessidade de contar com uma consultoria contábil, o ideal é contar com profissionais qualificados e com experiência no mercado, como o time da J.F. Granja, que é uma empresa especializada no assunto, que presta serviços de contabilidade com eficiência, ética e dentro da legislação vigente, contribuindo para a administração do negócio.

Quer entender melhor como podemos ajudar no crescimento da sua empresa? Então, entre em contato com a gente, converse com um especialista e veja como podemos ajudar!

CTA ContatoPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário