Consultor trabalhista: saiba como ele pode auxiliar a sua empresa

Cuidar das questões trabalhistas e previdenciárias nas empresas, evitando riscos e problemas legais, é difícil — principalmente pela burocracia e complexidade nas leis. Além disso, muitos empreendedores não conhecem os impactos da contratação de um consultor trabalhista e da sua importância para a redução de problemas e melhor desenvolvimento do negócio.

Muitas vezes, situações complicadas acontecem pela quantidade de encargos que uma contratação de funcionário envolve. A consultoria trabalhista se mostra uma estratégia eficiente por poder contribuir para a redução e até eliminação de passivos na esfera judicial, assim como problemas ligados aos órgãos fiscais, apresentação de soluções, entre outros.

Quer entender melhor a importância desse profissional e quais são as vantagens fornecidas para a companhia? Continue a leitura!

O que é uma consultoria trabalhista?

É um trabalho prestado que possibilita que o empreendedor tenha mais tranquilidade na gestão do negócio, diminuindo os riscos jurídicos — que ficam sob a responsabilidade de um profissional de confiança.

Assim, os gestores podem se dedicar a outras atividades importantes para o crescimento da empresa, concedendo mais segurança financeira tanto para a organização quanto para os colaboradores.

É o serviço ideal para acompanhar rotinas do departamento de RH, preparar para a adequação às normas da CLT, garantir que os direitos dos funcionários sejam respeitados, entre outras questões.

Terceirizar esse serviço é uma alternativa que traz redução de custos e ajuda a evitar ações trabalhistas que possam comprometer as finanças e a reputação da instituição.

Qual é o papel de um consultor trabalhista na empresa?

São vários os papeis exercidos pelo consultor trabalhista. Entre os principais, estão:

  • evitar gastos desnecessários com demandas judiciais por motivo de irregularidades perante a legislação;
  • identificar práticas que desrespeitem o direito dos trabalhadores e oferecer segurança para esses profissionais, que terão seus direitos trabalhistas respeitados, evitando que existam motivos para um processo trabalhista;
  • analisar os contratos de trabalho, garantindo que todas as cláusulas sejam cumpridas por ambas as partes e assegurando que não venha a existir problemas legais futuramente;
  • executar folhas de pagamento como forma de assegurar que todas as exigências sejam cumpridas, considerando que essa é uma das principais atividades da empresa ligadas ao trabalhador.

Resumindo, o profissional vai avaliar a situação e indicar ao cliente que tipo de ação pode gerar riscos e processos trabalhistas. Assim, será possível rever todos os procedimentos, buscando as opções corretas.

Quando contratar um consultor trabalhista?

O ideal é contratar um consultor trabalhista desde o início das atividades do negócio, considerando que a prevenção é mais barata do que a resolução de problemas já ocorridos.

No entanto, algumas situações do dia a dia podem identificar a necessidade de contratação do consultor jurídico, por exemplo:

  • recebimento de reclamatórias trabalhistas;
  • autuações de órgãos do Ministérios do Trabalho ou questões envolvendo os sindicatos;
  • aumento do índice de turnover;
  • dificuldade na administração do departamento de RH;
  • falta de adequação ao eSocial.

Quais são os benefícios dessa contratação?

Um consultor trabalhista leva para a empresa todo o seu conhecimento e experiência, com o objetivo de contribuir para que a companhia atinja os seus objetivos. Veja, a seguir, os principais benefícios.

Previsão de problemas

A violação dos direitos trabalhistas dos colaboradores pode acarretar em condenações na Justiça do Trabalho e aplicação de multas pelos órgãos fiscalizadores das relações empregatícias, comprometendo o orçamento da empresa.

Assim, a consultoria é vantajosa por verificar eventuais violações e buscar medidas para resolvê-las, mantendo a segurança jurídica da instituição.

Melhora do desempenho financeiro

Se já existe um procedimento, são realizadas avaliações da probabilidade de reclamações, estimativa de gastos judiciais e valores a serem pagos. O empreendedor terá dados relevantes para tomar decisões, podendo reestruturar processos e entender o impacto dos custos nas finanças da organização.

Quando a empresa está atuando de forma correta, não há questionamento por parte dos funcionários ou do governo sobre recolhimento de impostos e encargos, desrespeitos aos direitos, entre outros.

Aumento da segurança contratual

O empresário que preza pelo seu dever diante da sociedade deve procurar o auxílio de um consultor trabalhista qualificado e comprometido com o bem-estar do negócio.

Esse profissional tem como função criar e analisar os contratos de trabalho da empresa. Além disso, deve encontrar lacunas e pontos que não estejam claros e que sejam de confusa interpretação.

Melhora na relação entre empresa e colaboradores

Como dito, a consultoria trabalhista também proporciona segurança aos funcionários, que ficarão mais tranquilos e cientes de que seus direitos estão sendo respeitados. Dessa forma, a relação se torna mais saudável, harmônica e amigável.

Como consequência disso, ocorrem melhorias no ambiente de trabalho, na qualidade de vida dos colaboradores, na motivação e no engajamento profissional, além do aumento da produtividade.

Auxílio no crescimento da instituição

Pelo fato de a consultoria trabalhista se atentar na análise de falhas que podem gerar prejuízos à instituição e como evitá-las, o gestor deixa de se dedicar às questões jurídicas para focar seus esforços nas demais atividades tão importantes para o negócio.

Isso vai melhorar o desempenho e expansão da empresa, já que ela evita os riscos originários da atuação e de gastos desnecessário, fazendo com que a marca tenha uma imagem positiva entre os colaboradores e mercado em geral.

Como contratar um bom consultor trabalhista?

Para contratar o consultor trabalhista ideal, alguns pontos devem ser observados, como:

  • comprometimento com a empresa e com a qualidade dos serviços prestados em relação às demandas que possam surgir;
  • respeito aos prazos definidos;
  • orientação e esclarecimento de dúvidas que posam atingir o empreendedor e o setor de RH;
  • experiência no ramo de atuação;
  • atualização em relação à lei vigente;
  • disposição para entender as especificidades da área desenvolvida pela empresa, acordos sindicais e direitos e deveres do empregador, entre outras.

A contratação do consultor trabalhista é essencial para evitar que a empresa sofra com problemas sérios e que causam prejuízos para o negócio.

Contudo, para que a implementação desse serviço seja eficaz, é importante escolher o profissional adequado e que esteja alinhado aos propósitos da companhia. Dessa forma, será possível crescer de forma sustentável e dentro da regularidade.

Conseguiu perceber a importância de um consultor trabalhista para o seu negócio? Então, acesse o nosso site e veja como podemos ajudar!

Sem Comentários