setor contábil sem dúvidas é um dos principais da empresa, principalmente pelo fato de ser o responsável por fornecer dados que serão utilizados para estruturar o negócio, tomar decisões mais acertadas, planejar ações para o atingimento de metas e alcance de resultados e demais ações imprescindíveis para a expansão do empreendimento. Por este motivo, apostar na contabilidade estratégica é essencial.

Para aumentar a eficiência na companhia e gerar uma série de vantagens, é necessário que seja implantada de forma adequada para, assim, atender todas as necessidades.

Pensando nisso, elaboramos este texto para que você conheça os principais pontos da contabilidade estratégica e entenda sua importância para o sucesso de uma empresa. Confira!

O que é contabilidade estratégica?

Ela pode ser vista como o futuro da contabilidade, considerando que cada vez mais as informações são adquiridas de maneira rápida, digitalmente por meio de sistemas ou via online, mostrando que todas as tendências também atingem a área contábil.

Nesse sentido, o trabalho da contabilidade é menos operacional e mais estratégico, sendo importante entender que ela sobreviverá por mais tempo dessa forma.

Nesse caso, ela continuará sendo responsável pelos impostos e toda parte de compliance, deixando a empresa livre de qualquer risco e com informações seguras que servirão para tomada de decisões, porém com uma visão mais estrategista.

Qual é a sua importância?

A importância é a valorização, porque serão usados dados em formas de projeções, criando uma receita exata, com quantidade de despesa correta e esses dados reunidos possibilitarão uma análise estratégica do futuro.

Por meio dessas informações será possível antever o que acontecerá com a companhia futuramente, de acordo com as previsões de mercado. Acaba se tornando mais importante e interessante, pois o contador não será procurado apenas para o simples preenchimento de dados, mas também para fazer uma análise minuciosa.

E as suas vantagens?

A valorização da profissão e das informações, que antes eram retiradas somente porque precisavam ser retiradas e, agora, começam a trazer respostas mais relevantes. Além dessa, existem diversas outras vantagens, veja!

Integração contábil

Toda operação contábil toma muito tempo, tanto da empresa quanto do contador, principalmente quando falamos da escrituração e geração de demonstrações. Com a possibilidade de integração entre os dados da instituição e do escritório contábil, todo o processo se torna mais simples e rápido.

Assim, o contador pode dedicar mais tempo na obtenção de informações úteis e o empreendedor se ocupa com o gerenciamento do negócio.

Planejamento para o futuro

Com a avaliação do crescimento da organização nos próximos anos é possível ter uma ideia do seu futuro. Trabalhar com projeções com base em dados confiáveis facilita muito toda a elaboração estratégica. É possível ter melhores decisões quando a investimentos e alocação de recursos, por exemplo.

Possibilidade de consultorias

O gestor que fica perdido quando ao cumprimento de obrigações e possibilidades financeiras, tributárias, entre outras, pode contar com o auxílio de uma consultoria contábil. A compreensão sobre esses pontos é muito importante para aprimorar a gestão.

Previsibilidade de lucros e projeção de gastos

Por meio da análise das informações contábeis é possível definir padrões com fundamento nos anos anteriores e, dessa forma, prever o lucro para o ano seguinte e também planejar os gastos.

Conhecimento sobre gestão e planejamento tributário

As despesas com tributos são bem altas no país, e qualquer possibilidade de redução é muito bem-vinda.

A contabilidade estratégica se preocupa em averiguar o melhor regime tributário para o negócio, buscando a diminuição dos valores a serem pagos, considerando o conhecimento na legislação vigente, prazos para pagamentos e demais fatores essenciais.

Como tornar o setor mais estratégico?

Quando o contador utiliza menos tempo para a captação das informações, terá um tempo maior para a avaliação delas de um ponto de vista estratégico. Para isso, algumas medidas devem ser tomadas. Veja algumas delas.

Faça uma averiguação do cenário econômico atual

Cabe ao contador realizar uma boa avaliação do cenário econômico e informar ao cliente quais são os investimentos que devem ou não devem ser feitos. Assim, o empreendedor ficará mais satisfeito ao ver que o profissional contratado está trabalhando em favor de uma contabilidade estratégica para orientá-lo em como enfrentar a crise e sobreviver com tranquilidade durante esse período.

Oriente o gestor a respeito do controle de gastos da organização

Devido à crise econômica, o acesso a empréstimos juntos às instituições bancárias e a circulação de dinheiro no mercado ficaram mais limitados, significando a necessidade de controlar melhor os gastos.

É nessa hora que entra a contabilidade estratégica, já que o contador pode ajudar avaliando quais são as despesas que a empresa tem com o seu produto ou prestação de serviços e se é a hora de rever algumas políticas, como de preços, vendas e demais.

Auxilie o cliente para que evitar que seja multado

Algumas mudanças na legislação sempre acabam acontecendo; por exemplo, nas datas de pagamentos de alguns impostos. Isso vai variar conforme cada segmento de atuação e, caso o empreender não esteja atento, pode acabar sendo penalizado por meio da aplicação de multas, que na verdade eram desnecessárias.

Por este motivo, é importante que o contador programe os pagamentos desses tributos para que todos sejam projetados e controlados, evitando irregularidades no negócio.

Monitore o fluxo de caixa

A atenção ao fluxo de caixa é a chave para enfrentar qualquer problema financeiro ou evitar que eles aconteçam. O profissional contábil pode auxiliar o empreendedor a ver com mais clareza as entradas e saída de dinheiro da empresa.

A partir daí é possível realizar um corte de custos, caso seja necessário, que não traga impacto muito grande para as operações e colaboradores. Então, gestor e contador poderão ver como está o capital de giro do negócio e, principalmente, as causas de inadimplência de cliente, já que isso pode influenciar na viabilidade da companhia.

De que maneira ela beneficia o negócio?

Todos os números importantes da empresa serão analisados, por exemplo:

  • venda;
  • projeção de vendas;
  • despesas;
  • redução de despesas;
  • orçamentos etc.

Todos os dados estarão mais elaborados. Haverá também a categorização e maior entendimento das informações que serão desmembradas e que oferecerão uma visão de o que fazer com os números.

É importante entender que a finalidade da contabilidade estratégica é gastar menos tempo com a operação e mais tempo com a análise. Valorizando, ainda, o serviço do contador, que não mostrará apenas os números, mas também apresentará uma visão de futuro.

Este texto foi útil para você? Então, assine agora mesmo a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades da área contábil.

Sem Comentários