O que é preciso saber sobre a otimização da carga tributária?

7 minutos para ler

A carga tributária no Brasil é alvo de mudanças constantes, que podem atrapalhar a organização das pequenas e médias empresas. A legislação brasileira é bastante complexa e o empreendedor pode ser prejudicado se tiver os seus lucros comprometidos por multas e outras penalidades. Para evitar prejuízos, é importante contar com um ótimo controle contábil fiscal.

As empresas precisam lidar com os fatores de risco de modo seguro e contratar escritórios especializados para cuidar das questões tributárias. Há uma diversidade de obrigações acessórias que devem ser atendidas e atividades contábeis que precisam ser executadas. Pensando nisso, decidimos compartilhar algumas informações a respeito da importância da otimização da carga tributária.

Precisa entender as questões mais relevantes e as boas práticas para otimizar os procedimentos tributários? Prossiga com a leitura até o fim!

Qual a importância da otimização da carga tributária?

A otimização tributária, conhecida como planejamento tributário ou elisão fiscal no universo empresarial, é muito importante. Trata-se de determinar a carga de tributos ideal após o aproveitamento das oportunidades legais e das jurisprudências fundamentadas. Esse procedimento é relevante porque captura as possibilidades oferecidas pelo ordenamento jurídico nacional e confere vantagens financeiras para os negócios.

O objetivo da otimização tributária é determinar os tributos que devem ser pagos e que sejam adequados às operações da empresa por meio de boas práticas. Consequentemente, as empresas pagarão valores menores a título de taxas, impostos e contribuições para o governo. Isso pode parecer complicado para os gestores, mas há profissionais que fazem esses procedimentos diariamente.

Eles analisam o tributo correto e otimizam a carga tributária considerando todas as leis, bom como os benefícios que elas oferecem aos empreendimentos de pequeno, médio e grande porte. Os contadores especializados verificam a flexibilidade e a chance de alterar o modo de execução do negócio. Ainda, fazem uma análise dos montantes pagos para quitar tributos sobre vendas e muito mais.

Quais são as questões importantes sobre esse processo?

Há questões importantes a serem avaliadas durante o processo de otimização da carga tributária. Por exemplo, é necessário considerar o setor econômico de atuação, os tributos que são pagos mensalmente e os efeitos fiscais que serão resultados das alterações.

Veja, a seguir, alguns detalhes relevantes que precisam ser observados durante o procedimento!

Práticas lícitas

A evasão fiscal somente deve ser feita com o objetivo de pagar aquilo que é realmente devido sem a aplicação de práticas ilícitas. Uma conduta ilícita configura crime e desencadeia uma série de atos por parte da fiscalização que punirá os infratores. A empresa que sonega impostos, ainda que seja sem ter essa intenção, poderá sofrer sanções e pagar multas.

Limites da auto-organização

Os contribuintes têm limites para a organização das suas operações, razão pela qual a otimização da carga tributária deve respeitar as formas autorizadas pelo legislador. Embora haja a liberdade de escolher a forma de operar o negócio, é preciso averiguar se não existe proibição ou vedação que leve à desclassificação pela Receita Federal, que alegará simulação.

Portanto, o direito não deve ser usado com finalidades anormais ou serem usadas estruturas societárias inapropriadas. Se uma empresa adota esse tipo de conduta, poderá receber um auto de infração com multa, que levará à responsabilidade solidária dos administradores. Os profissionais que fazem o planejamento tributário deverão considerar discussões judiciais e administrativas.

Empresas especializadas

Para evitar problemas com o Fisco e o Poder Judiciário, o empresário que pretende otimizar a carga tributária precisa contratar uma empresa que tenha expertise nessa área. Ela deve oferecer profissionais que tenham conhecimentos profundos sobre as leis tributárias e que reduzam os impactos no orçamento. Afinal, não vale a pena pagar menos hoje e ter resultados negativos no futuro.

Quais são as boas práticas para a otimização dos tributos?

As boas práticas para a otimização da carga tributária envolvem diversas condutas que são tomadas pelos responsáveis pelo procedimento. Uma delas é o uso das tecnologias para a automatização dos processos contábeis e fiscais. Um sistema de gestão de tributos e outros recursos tecnológicos avançados são ótimos aliados.

Abaixo, observe outras ações que impactam o planejamento tributário das empresas!

Invista no planejamento tributário

A elaboração de um planejamento tributário é indispensável para a identificação dos meios lícitos que poderão ser aplicados para reduzir o valor dos tributos. Com ela, estratégias referentes ao gerenciamento eficiente e econômico serão criadas antes da incidência do fato gerador. Desse modo, a organização poderá obter benefícios oriundos de incentivos fiscais que são pouco divulgados.

Faça o enquadramento tributário

Faça a escolha do regime tributário mais apropriado para sua empresa, que seja compatível com a atividade econômica desempenhada e possibilite boa economia de tributos. Esse procedimento pode ser feito na hora de abrir uma empresa ou uma vez por ano, após encerrar o exercício contábil. Ele depende de uma avaliação do faturamento anual e das condições de enquadramento.

Faça auditorias

Não deixe de realizar as auditorias fiscais periódicas para ter acesso à expertise de uma empresa especializada em legislação tributária e fiscal. Contar com auditores que revisem as operações fiscais e os processos contábeis e averíguem se eles estão em conformidade com a lei é fundamental para evitar irregularidades. Uma auditoria possibilita a correção de problemas para evitar processos judiciais.

Aproveite créditos e benefícios fiscais

Uma ótima estratégia consiste em aproveitar benefícios fiscais ou incentivos oferecidos pelo governo para organizações que façam ações para fomentar o desenvolvimento da tecnologia, a propagação da cultura e da educação. Portanto, desenvolva projetos para reduzir as despesas provenientes de tributos e melhore a imagem da empresa no mercado. Também, analise as chances de obter créditos fiscais.

Contrate um especialista

Conte com serviço de profissionais especialistas em otimização da carga tributária. Uma empresa especializada terá conhecimentos específicos para prestar serviços contábeis e cumprir todas as obrigações fiscais de modo adequado. Ela oferecerá consultoria tributária e atendimento com excelência, já que está atenta às questões políticas e legislativas do nosso país, e conhece as disputas de interesses dos estados.

O apoio de consultores especializados é crucial para empresas que pretendem otimizar os gastos com tributos e evitar a bitributação. O conhecimento qualificado e o domínio da legislação tributária são aliados poderosos para os empreendimentos que almejam crescer de forma saudável. É possível encontrar empresas focadas em B2B que são excelentes parceiras para fazer o planejamento tributário.

Já sabe o que é preciso saber sobre a otimização da carga tributária? É muito importante contar com uma empresa especializada para ajudá-lo a fazer esse procedimento. Um escritório que tenha o foco em contabilidade B2B oferecerá serviços relacionados a tributos, departamento de pessoal e societário. Então, escolha uma parceria que seja referência no mercado e use canais digitais.

Quer receber informações atualizadas semanalmente? Então, assine nossa newsletter e preste atenção em sua caixa de entrada!

CTA Contato
Você também pode gostar

Deixe um comentário