Business Intelligence na contabilidade: o que é e quais as vantagens?

business intelligence
6 minutos para ler

O setor de contabilidade tem contato com diversos tipos de informações importantes para a execução das atividades e auxílio nas tomadas de decisões, como receitas e despesas, impostos pagos, entre outros. No entanto, esses dados são originários de diversas fontes, o que pode comprometer a segurança e precisão dos números. Para evitar esse problema, uma alternativa é contar com o Business Intelligence.

Isso porque, por meio dessa estratégia é possível fazer a junção de várias fontes de informações de forma confiável, evitando prejuízos ao negócio por erros em análises de registros desorganizados e falhos.

Quer entender melhor como funciona esse processo? Então, continue a leitura!

O que é o Business Intelligence?

O Business Intelligence é um conjunto de processos que tem a finalidade de averiguar os dados produzidos de maneira periódica pelos responsáveis pela função e fornecer informações corretas e seguras. Por meio dele é possível processar um alto volume de registros, além de obter insigths importantes para as decisões da empresa.

Ou seja, esse método serve para transformar diversos dados desordenados em informações precisas, fazendo com que os gestores das empresas consigam planejar ações para o desenvolvimento da organização com base em informações concretas.

Como ele é aplicado na contabilidade?

Como já foi dito, o principal objetivo do Business Intelligence é simplificar a consulta e análise de informações por todos os departamentos de uma instituição, principalmente no setor contábil. O BI pode trabalhar com um grande número de dados advindos das mais variadas fontes e estruturar sua visualização por meio de gráficos.

É uma ferramenta de leitura, que não altera os dados, controlando e disponibilizando as informações necessárias. Então, é possível selecionar quais dados serão lidos e quais serão disponibilizados para os usuários. O profissional da contabilidade consegue ter acessos aos dados mais significativos e elaborar relatórios, balanços, entre outros documentos necessários para o planejamento da empresa, sem erros e de maneira segura.

Tudo isso torna o acesso mais confiável, além de minimizar o tempo para obter informações, contribuindo de forma considerável no processo decisório dentro de um negócio.

Quais são os benefícios do Business Intelligence para o setor contábil?

A inserção do Business Intelligence no setor contábil pode proporcionar uma série de vantagens. Veja a seguir as principais.

Averiguação dos dados com foco estratégico

Geralmente, as informações do departamento contábil são usadas para a execução das atividades que são de responsabilidade da área e para contribuir para a gestão do negócio, na busca pelas melhores chances de crescimento, além de planejar ações para alcançar os melhores resultados.

Por intermédio de um Business Intelligence bem delineado, o profissional contábil consegue ter uma base precisa de dados relevantes para criar novas estratégias eficientes para que os objetivos da organização sejam alcançados.

Integração e compartilhamento de informações

A utilização da inteligência na empresa proporciona métricas importantes que geram uma visão ampla de como os processos estão sendo executados. Entre os principais desafios dos escritórios contábeis, está a necessidade de manter a praticidade do compartilhamento junto com a confidencialidade das informações.

Por meio do recurso de Business Intelligence, é possível estruturar os dados e padronizar a coleta e manipulação, assegurando o aumento da produtividade sem perder a segurança.

Administração detalhada dos indicadores

Por meio dos indicadores fornecidos pelo Business Intelligence, é possível gerenciar, cruzar dados, comparar informações e demais práticas que permitem identificar falhas e propor medidas para resolvê-las. Isso amplia a visão do contador sobre o negócio do cliente, viabilizando a projeção do futuro.

Tomada de decisões eficientes

Por meio da coleta e análise de informações com foco em auxiliar no processo decisório do cliente, os riscos de falhas são bem menores. Ao aplicar o Business Intelligence no escritório contábil, o contador garante o fornecimento de orientações seguras, bem fundamentadas, capazes de apontar o melhor caminho a ser seguido.

Como implementar o Business Intelligence no escritório contábil?

Para contar com um Business Intelligence eficiente na empresa de contabilidade, diversas medidas podem ser implementadas. Veja algumas delas a seguir.

Estabeleça uma organização para os dados

Esse tipo de ferramenta exige uma estrutura para se basear e seguir os processos definidos, por exemplo:

  • coleta e armazenamento dos dados;
  • separação das informações mais relevantes do montante coletado;
  • análise e elaboração de relatórios;
  • benchmarking do desenvolvimento dos clientes comparando com os períodos anteriores.

É muito importante estabelecer e preservar essa organização para que o escritório consiga aproveitar ao máximo os dados gerados.

Implemente um software de gestão específico

Contar com um sistema de gestão é essencial para assegurar inteligência no gerenciamento dos dados, já que esse tipo de mecanismo foi criado com foco na automação, padronização e integração do recolhimento e análise dos registros, simplificando a vida do contador.

Envolva toda a equipe no processo

Pelo fato de toda a equipe do escritório contábil trabalhar todos os dias com transações financeiras, relatórios, números dos clientes, entre outros, por meio desse mecanismo é possível ter fundamentos importantes para novas estratégias que contribuirão para satisfazer as necessidades dos clientes.

Por isso, a equipe precisa entender importância em utilizar a ferramenta e compreender as vantagens dela nas atividades rotineiras do local. O resultado será o aumento da produtividade, a redução do retrabalho, a minimização de custos e o surgimento de ideias incríveis para o setor.

Conte com o auxílio de profissionais especializados

Também é possível contar com a ajuda de profissionais especializados para ajudar na efetivação de todas as fases de implementação do Business Intelligence no seu escritório. Podem ser pessoas capacitadas em gestão integrada com foco no setor contábil, parceiros com expertise no ramo de Business, entre outros profissionais preparados para dar todo o suporte necessário neste momento.

Como pode perceber, o Business Intelligence é um recurso que proporciona diversos benefícios para a empresa de contabilidade, além de garantir eficiência, segurança e confiabilidade nas orientações e na tomada de decisão baseada em dados precisos.

Por esse motivo, o Business Intelligence tem obtido um crescimento relevante ao longo dos últimos anos no Brasil, o que mostra que contar com essa ferramenta é uma medida necessária para quem deseja planejar as melhores ações e conquistar um diferencial competitivo.

Este conteúdo foi relevante para você? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que seus amigos saibam mais sobre o assunto!

CTA ContatoPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário