Guia completo: confira o que precisa saber sobre assessoria contábil

assessoria contabil
12 minutos para ler

Manter uma empresa é um grande desafio para os empresários e gestores, tendo em vista a complexidade da legislação tributária, a burocracia e a quantidade de obrigações que precisam ser cumpridas. Para que ela cresça de maneira saudável, medidas devem ser implementadas para que todas as atividades sejam realizadas de forma eficiente, ágil e segura. Para isso, contar com uma assessoria contábil é a melhor alternativa.

Independentemente do porte e das atividades exercidas, uma boa contabilidade fiscal é fundamental para aprimorar a gestão, entregar dados precisos que ajudam nos planejamentos estratégicos e demais ações que fazem parte do negócio desde a sua constituição até outras fases do seu ciclo de vida.

Pensando na sua importância, elaboramos este post para esclarecer as principais dúvidas sobre o funcionamento da assessoria contábil. Confira!

O que é a assessoria contábil?

Trata-se do serviço realizado por um contador ou por uma empresa contábil que conta com uma equipe de profissionais capacitados, que procuram melhorar a situação financeira e contábil da companhia por meio de análises e interpretações da situação real da rotina da instituição. Essa atividade engloba diversos ramos da contabilidade, que podem ser usados em várias etapas de um negócio.

Como ela funciona?

Os profissionais que atuam na assessoria contábil atuam com base em dados obtidos da empresa, como registros diários, demonstrações gerenciais e demais. Por meio dessas referências é que conseguem implementar práticas de melhorias para a organização.

Assim, é possível definir o melhor tipo societário, caso a companhia ainda não tem sido constituída, ou atuar em vários processos, como contábeis, tributários e financeiros, caso ela já esteja operando, sobrando tempo para que os gestores possam focar em outras funções importantes para o desenvolvimento da empresa.

Além disso, ajuda a evitar eventuais problemas futuros em relação às questões trabalhistas e tributárias, considerando que trabalha na correta apuração, cálculo e recolhimento dos impostos e cumprimento das obrigações perante o Fisco e demais órgãos responsáveis. Ou seja, é uma ótima oportunidade para proteger o patrimônio.

Quais são os principais serviços prestados?

Como já foi dito, a assessoria contábil atua de diversas maneiras e em várias frentes do negócio. Confira a seguir os principais serviços prestados.

Abertura e legalização de empresas

O contador auxilia na reunião e análise de todas as informações e documentos importantes, para definir o enquadramento no regime tributário adequado, realizar o registro do contrato social, obter as licenças e alvarás necessários, fazer o registro nos órgãos federais, estaduais, municipais e outras atividades que eliminam a preocupação do empresário em relação às burocracias que englobam o processo de constituição de uma companhia.

Auxílio Fiscal

Tratar das questões fiscais é um dos procedimentos mais complexos de uma organização, e a assessoria contábil pode ajudar bastante nisso. Muitos profissionais interferem até mesmo no setor de TI da empresa, tendo em vista que existem várias ferramentas que simplificam o trabalho do contador.

Existem tributos que são mais complicados e cheios de especificidades, por exemplo, o ICMS, que tem variações de alíquotas dependendo de cada estados e demais tarifas que dependem da natureza da mercadoria e atividade exercida. Outra função da assessoria é orientar o cliente quanto aos processos de recolhimento de impostos e emissão de notas fiscais.

Elaboração de documentos contábeis

Para que a instituição tenha sucesso em seus investimentos, é necessário entender sua posição no mercado. Para isso, a elaboração dos balancetes e balanços é primordial. O balanço é um documento anual que aponta o resultado financeiro do exercício e as variações do negócio naquele período.

Por meio dele é possível fazer análises e indicações sobre as futuras ações a serem implementadas pelos gestores. Já os balancetes, se tratam de registros para prazos menores que um ano, normalmente feito de maneira trimestral.

São documentos que servem para proporcionar uma visão ampla e precisa sobre a empresa e identificar ameaças, propor soluções e alternativas que podem ser definidas.

Preparação da folha de pagamento

É necessário que ocorra uma integração entre os registros realizados pelo departamento de recursos humanos da companhia e a contabilidade. Os registros devem ocorrer no mesmo sistema e banco de dados, que servirão para alimentar os serviços contábeis com informações sobre férias, 13º salário, pró-labores e demais fontes que estejam ligadas às questões de remuneração e obrigações trabalhistas.

Com essa comunicação entre os departamentos envolvidos e com uma boa alimentação do sistema, as informações contábeis são automatizadas e reduzem o tempo levado para fazer esse serviço.

Alterações contratuais

As organizações podem sofrer várias mudanças conforme vão se expandindo, que geram vários processos burocráticos para que ocorram as alterações contratuais. A assessoria contábil também é a mais indicada para cuidar desse procedimento. As modificações que acontecem devem ser registradas nos órgãos competentes, como a entrada de novos sócios, mudança de endereço, aumento ou redução do capital social etc.

Quais são os benefícios de contar com a assessoria contábil?

Ao contratar uma assessoria contábil, a empresa pode usufruir de uma série de vantagens. Conheça as principais!

Enquadramento no regime tributário ideal

Uma assessoria contábil eficiente traz vários benefícios quanto o tema está ligado aos tributos. Além da definição correta do tipo tributário, esse serviço consegue, por meio de análises e cálculos, propor as mudanças necessárias para que tudo ocorra da melhor forma.

Isso porque, grande parte dos empresários têm a falsa certeza de que o Simples Nacional, que é um regime de tributação simplificado, vai gerar uma economia maior para o negócio. No entanto. Nem sempre isso acontece, e só com o estudo de uma assessoria será possível identificar quando isso acontece.

A redução de pagamento com tributo que poderá ser gerada com a elisão fiscal, que é uma forma legal de diminuir e economizar com impostos, é muito significativa, além da minimização de erros e retrabalho que geram multas e juros decorrentes de atrasos e enganos em um setor tão rígido dentro de uma organização.

Em algumas situações, é possível que os profissionais indiquem a constituição de outra empresa com um tipo societário diferente, o que é permitido por lei como uma estratégia para economizar e obter vantagens tributárias para o negócio em geral.

Visão apurada da empresa

Pelo fato do profissional que realiza a assessoria contábil não ter uma relação tão prolongada com a empresa, ele consegue oferecer uma visão apurada quanto às ideias pré-concebidas pela instituição.

Aprimoramento no processo de gestão

O processo de gerenciamento empresarial é muito complexo, e buscar ajuda é fundamental. Os serviços especializados podem mostrar ferramentas importante e colaborar no entendimento de demonstrações financeiras e relatórios contábeis.

Com a utilização do conhecimento e qualificação de vários profissionais, será possível aplicar diferentes recursos e aproveitar de todas as vantagens que esses mecanismos trazem não só para a gestão financeira, como também para pontos gerenciais da companhia.

Além disso, a assessoria contábil auxiliará na administração de receitas e despesas, possibilitando uma visão mais abrangente e real dos resultados. Com esse apoio, fica mais fácil compreender quem são os clientes e quais são os principais produtos e serviços que colaboram para a lucratividade.

Também aperfeiçoa o controle das despesas, já que o acompanhamento indicará quais são os maiores gastos e seu volume sobre o total de desembolsos, quando comparados com as receitas e possíveis trocar ou cortes, que vai impactar diretamente nos resultados como um todo, fazendo com que o negócio consiga crescer de forma sustentável.

Averiguação do nível da empresa em relação à concorrência

Um diagnóstico preciso é fornecido com base nos dados do negócio, que permite ter uma melhor compreensão de qual é nível do negócio quando comparado com os concorrentes e o que pode ser melhorado para elevar esse índice.

Atualização constante

O auxílio e atualização constante são outros benefícios da contratação de uma assessoria contábil. Isso é primordial, já que a contabilidade, que é uma das tarefas mais importantes de uma empresa, é muito dinâmica. Isso quer dizer que, se altera de forma frequente e deve ser sempre acompanhada.

Dessa forma, como uma assessoria eficiente sempre investe em suas equipes, contratar esse serviço é ter a segurança de que a companhia terá o apoio e toda a atualização necessária em relação à lei vigente e novos métodos.

A empresa também consegue evitar surpresas ruins originárias da falta de entendimento das mudanças societárias e que podem gerar a falta de cumprimento das obrigações impostas. Ao contar com esse serviço, a organização consegue demonstrar que busca por um diferencial competitivo capaz de fazê-la de destacar perante a concorrência.

Quando é preciso contratar uma assessoria contábil?

Além da contratação por empresas que buscam o cumprimento adequado das obrigações acessórias, obter auxílio na tomada de decisão ou obter um reposicionamento estratégico, em alguns casos se torna imprescindível o apoio desse tipo de serviços. Veja quais são!

Reincidência no pagamento de multas e demais obrigações

Com a necessidade do pagamento de diversos tributos e cumprimento de diversas responsabilidades, muitas vezes empresa acaba sendo punida, obrigada a pagar multas elevadas por erros ou esquecimentos ao realizar esses processos, que podem gerar uma redução no faturamento e afetar a reputação fiscal da empresa.

Por esse motivo, como forma de continuar com uma boa saúde financeira, é necessário solicitar a ajuda de uma assessoria contábil, tendo em vista que ela colabora para uma gestão eficiente dos impostos, assegurando que as obrigações sejam cumpridas de forma correta e dentro dos prazos.

Incidência elevada dos impostos

As questões tributárias costumam compor as principais dúvidas e causas da queda de faturamento de uma empresa, já que não consegue se livrar dos altos gastos feitos com os pagamentos de inúmeros impostos que fazem parte da carga tributária brasileira.

Nesse caso, a melhor opção é contar com a assessoria contábil, já que ela consegue tratar desse assunto por meio do trabalho de um profissional especializado, que consegue evitar as consequências que os pagamentos indevidos podem ocasionar ao crescimento do negócio.

Com a assessoria contábil, o empresário tem um apoio muito importante, já que é possível avaliar se o enquadramento tributário é o melhor para a empresa, possibilidade de elisão fiscal e demais ações que podem gerar uma boa economia por um tempo considerável. Sem contar com a implementação de estratégias mais efetivas e precisas.

Qual é a importância da assessoria contábil para a empresa?

Como já foi possível perceber, a atuação da assessoria contábil benefícios praticamente todos os setores da empresa. Ela não proporciona somente vantagens imediatas e diretas para o negócio, mas pode impactar de forma positiva no futuro da instituição, já que consegue evitar problemas financeiros e administrativos com o Fisco e possibilita uma melhor projeção, dando uma visão ampla e atualizada do mercado e demais questões fundamentais no ambiente dos negócios.

A assessoria contábil consegue fazer com que o cliente se sinta mais tranquilo, seguro e amparado, inclusive, em alguns casos esse serviço fica totalmente responsável pela parte administrativa e operacional das companhias, ficando sob sua responsabilidade as rotinas e registros que envolvem todo o funcionamento do negócio.

Como a J.F. Granja pode ajudar nesse processo?

Terceirizar os serviços de contabilidade pode ser muito vantajoso para a empresa, já que não será necessário gastar com a montagem de uma infraestrutura adequada e nem com a contratação e despesas trabalhistas de funcionários.

Contudo, para escolher a assessoria ideal é necessário avaliar diversos pontos, como indicações, experiência na área, qualificação dos profissionais, qualidade dos serviços prestados, disponibilidade, entre outros.

A missão da J.F.Granja é prestar serviços contábeis com ética e eficiência obedecendo à legislação vigente e os princípios da contabilidade, com o intuito de atender todas as exigências legais, proporcionando o ganho na administração das empresas. Entre as atividades exercidas estão:

  • elaboração de plano de contas;
  • classificação, importação e processamento de documentos;
  • contabilidade adaptada às regras nacionais e internacionais;
  • elaboração de balancetes, balanços, demonstração do resultado do período e demais registros;
  • escrituração de livros digitais contábeis;
  • gráficos, índices e reconciliação bancária;
  • preparação e entrega de ECF e Sped Contábil etc.

Conseguiu entender a importância e vantagens da assessoria contábil para as empresas? Por meio desse serviço é possível garantir o cumprimento de todas as atividades fiscais, tributárias e trabalhistas de forma correta e manter a regularidade com o Fisco. Questões importantes para garantir a regularidade perante a lei e alcançar uma expansão saudável do negócio e aumento da sua competitividade.

Quer contar com um serviço de assessoria contábil de qualidade para a sua empresa? Então, entre em contato com a gente e veja como podemos ajudar!

 

 

 

CTA Contato
Você também pode gostar

Deixe um comentário